Depois de vários anos de impasse, indígenas e governo dão os primeiros passos rumo ao entendimento sobre o asfaltamento de trechos e sub-trechos da rodovia TO-010 e retomada das obras da ponte que liga Tocantínia a Rio Sono, localizados dentro da reserva indígena Xerente. Desde o começo deste ano, Governo do Estado, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Federal (MPF) e lideranças Xerente discutem soluções que não prejudiquem as partes envolvidas.
Há várias gestões este problema vem se arrastando. Por um lado, o receio do povo Xerente com os impactos sociais e ambientais que as obras podem trazer a sua comunidade e suas terras; por outro, o Governo tentando convencer os indígenas que, a pavimentação pode trazer benefícios a seu povo, e que os impactos podem ser minimizados.
Hoje com os ânimos mais abrandados, parece que os interesses do Estado vem sendo colocados em primeiro lugar, o que pode culminar na pavimentação asfáltica de estradas na área Xerente, como também, pode incentivar outras etnias do Tocantins a trilhar o mesmo caminho, o diálogo.
Segundo o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, os 7 km do sub-trecho da TO-010 entre Lajeado e Tocantínia será asfaltado nesta primeira fase de recuperação da malha viária do Estado. Já os 92 km do trecho Tocantinia-Pedro Afonso logo deverá ser asfaltado. A ponte, localizada na TO-245, na divisa entre os dois municípios têm uma de suas cabeceiras em área indígena, por isso tinha usas obras interrompidas e que deverá ser retomadas.
Ubaldo afirma que as conversas estão bem adiantadas, e logo o Governo deve anunciar o início das obras. "Nós, Governo, Funai, MPF e indígenas estamos nos entendendo no intuito de beneficiar o Estado e melhorar nossa malha viária, acredito que logo tudo estará resolvido para iniciarmos as obras", explica o Secretário.
http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=7dd9f5531a4ef7ba47ba369b1db9792d
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
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