PF age contra exploradores de Rondônia

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/ - 17/06/2011
A Polícia Federal de Rondônia desbaratou ontem, na Operação Ouro Preto, um esquema ilegal de extração de cassiterita dentro da terra indígena dos Tenharim do Igarapé Preto, localizada entre as divisas de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Desde 2008 a PF investigava a devastação ocorrendo em plena selva amazônica, local de difícil acesso.

A operação coincide com recentes casos de cargas de cassiterita roubadas em Mato Grosso. No último domingo, por exemplo, uma quadrilha com 10 homens roubou uma carreta carregada com 25 toneladas do mineral, que é valioso por ser uma das principais fontes de estanho. O veículo roubado estava estacionado num posto de combustível em Cuiabá, na saída para Rondonópolis.

Na terra indígena, a quadrilha foi descrita pela PF como bem estruturada e com base em Ariquemes (RO). Há anos a quadrilha gerava prejuízos ambientais e à União por conta da devastação desenfreada e extração do minério dentro da reserva dos tenharim do igarapé preto (cuja população, segundo último levantamento do governo federal, é de apenas 703 pessoas naquela região).

Nas contas da PF, nos últimos cinco anos foram extraídas mais de 2,5 mil toneladas ilegais de cassiterita, um prejuízo superior a R$ 60 milhões, sem contar os danos ambientais que afetaram uma área de mil hectares. De acordo com a PF, os membros da quadrilha se apresentavam como empresários idôneos.

Toda a organização de fato funcionava nos moldes de uma empresa e todos os membros, segundo a PF, são de Rondônia.

A assessoria de imprensa da PF informou que, além de a terra indígena em questão ter uma porção em território mato-grossense e amazonense, toda a operação diz respeito a pessoas de Rondônia. Todas as ações dos 100 policiais que integraram a operação - cumprimento de oito mandados de prisão temporária, 18 mandados de busca e apreensão, sequestro de 35 veículos e bloqueio de contas bancárias dos investigados - foram em Rondônia.

Os investigados responderão por receptação, formação de quadrilha, falsidade ideológica, usurpação de bem público da União e extração ilegal de minérios.


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=394469
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tenharim do Igarapé Preto
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.