Ministério da Justiça homologa delimitação de terras indígenas

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/ - 19/04/2011
Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou hoje (19) três portarias que homologam a delimitação de terras em reservas indígenas em Piaçaguera (São Paulo), Forquilha (Rio Grande do Sul) e em Mato Grosso do Sul.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcos Meira, aprovou a delimitação de duas reservas indígenas em Mato Grosso e no Amazonas, cujos processos serão encaminhados posteriormente ao Ministério da Justiça para homologação.

Trata-se de pendências de muitos anos cuja solução foi apresentada a lideranças indígenas hoje na comemoração do Dia Nacional do Índio. Os índios entregaram ao ministro carta elaborada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil reivindicando rapidez nas ações do governo para a garantia dos seus direitos. Estavam presentes representantes de caciques de todas as regiões.

Para Marcos Aporiran, da Coordenação de Terras Indígenas da Amazônia Brasileira, as áreas hoje aprovadas "são pouca terra, mas têm a mesma importância de grandes áreas como o Vale do Jaguaru e a Raposa Terra do Sol. Isto porque carregam o simbolismo do reconhecimento do direito dos índios que até aqui foi aviltado". Ele diz que as soluções para os problemas "estão começando a aparecer" nos últimos anos.


http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-19/ministerio-da-justica-homologa-delimitacao-de-terras-indigenas
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas