Agentes

"Agentes" é uma categoria abrangente que reúne todos os grupos e instituições atuantes na TI que não são originários do local.

O monitoramento da presença de agentes em Terras Indígenas é realizado, ainda de forma incipiente, por meio da pesquisa contínua em diferentes tipos de fonte, tais como: relatórios, levantamentos, estudos, entre outros documentos; contato com pesquisadores e colaboradores em campo; websites das organizações indígenas e indigenistas; jornais, notícias e outros periódicos. "Agentes" é uma categoria abrangente que reúne todos os grupos e instituições atuantes na TI que não são originários do local.

Atualmente, o cadastro dos agentes é feito hoje a partir das seguintes categorias: Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Funai, antiga FUNASA, Missão Evangélica, Missão Protestante, Missão Católica, ONGs, Polícia Federal e Prefeitura Municipal.

Há uma grande dificuldade de saber de forma precisa e atualizada quem são, onde estão estes agentes e se ainda estão atuantes na área.