Pacto garante fim de conflitos entre índios e policiais no Noroeste do Estado

Ministério Público RS - http://www.mp.rs.gov.br - 29/11/2010
Cacique auxiliará Brigada Militar na prevenção e repressão de delitos em reserva indígena

Um acordo foi firmado entre a Brigada Militar e o Cacique da Reserva Indígena de Votouro, em Benjamin Constant do Sul, município localizado no Noroeste do Estado, com o objetivo de acabar com conflitos entre as forças policiais e indígenas. O Termo de Acordo foi assinado perante a promotora Karina Albuquerque Denicol, titular da Promotoria de São Valentim, comarca a qual Benjamin Constant do Sul pertence. O Ministério Público fiscalizará o cumprimento do pacto e poderá tomar medidas cabíveis caso seja descumprido. Assinaram o documento o cacique Jacir de Paula e o tenente Lourival Ribeiro da Silva, que comanda a Brigada Miltar em São Valentim.

Nos últimos tempos, conflitos entre policiais e indígenas estavam sendo verificados na Reserva, que foi redemarcada no final da década de 1990 e possuía uma população de 1200 índios kaingang no ano de 2005. A Brigada Militar estava enfrentando dificuldades para realizar suas atividades na prevenção e repressão de delitos entre os indígenas.

Ficou acordado que o Cacique irá acompanhar sempre os indígenas envolvidos em irregularidades no trânsito e controlará a ingestão de bebidas alcoólicas entre eles. Por sua vez, a Brigada Militar irá garantir a dignidade dos índios e cumprir as disposições constantes no Estatuto do Índio. "Foi uma importante conquista para a nossa região, tendo em conta os problemas envolvendo indígenas que vinham ocorrendo", avaliou Karina Albuquerque Denicol.

http://www.mp.rs.gov.br/imprensa/noticias/id23270.htm
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Votouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.