Mostra de vídeo destaca produções com temática indígena

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/ - 28/07/2010
Começa no próximo sábado (31) a terceira edição do Vídeo Índio Brasil (VIB). Ao todo, 112 cidades de todos os estados brasileiros participam da mostra de produções audiovisuais com temática indígena. Em Boa Vista, única cidade de Roraima a participar do evento, a exibição será feita no Cine Sesc Digital Abrahim Jorge Fraxe, no Mecejana.

O festival acontece de 31 de julho a 7 de agosto. A promoção local é do Coletivo Arteliteratura Caimbé, em parceria com o Sesc Roraima. A entrada é franca, com as sessões começando sempre às 20h.

A unidade de ensino que quiser agendar a participação de seus alunos nas sessões ou solicitar uma exibição em horário alternativo pode fazê-lo pelo telefone 3621 3939 com Vera, Márcia ou Felipo.

O VIB nasceu em 2008, em Mato Grosso do Sul. Neste ano serão exibidos 14 longas e curta-metragens nas categorias documentário, ficção e animação. Os filmes foram realizados por índios e não índios mostrando peculiaridades das culturas indígenas de todo o país. A programação está disponível no blog www.literaturacaimbe.blogspot.com.

Roraima também está presente na produção audiovisual que será exibida no VIB. O vídeo "Indígenas Digitais" tem participação de representantes da etnia Macuxi falando sobre o uso da internet na busca de melhorias para a comunidade.

"A mostra será uma semana multicultural focada na valorização da cultura indígena e destacando vários tipos de manifestações artísticas. Espera-se a participação de vários públicos, como os próprios índios, estudantes, cientistas sociais e amantes do cinema", afirma o jornalista Edgar Borges, integrante do Coletivo Arteliteratura Caimbé e coordenador local do VIB.

Outras atrações
Além dos filmes da mostra, haverá atrações paralelas na Galeria de Artes Franco Melchiorri, que fica ao lado do cinema. Os artistas plásticos da etnia Macuxi Bartô, Lídia Raposo e Vanda Pajé vão expor, respectivamente, telas, panelas de barro e peças artesanais.

Integrantes do Coletivo Caimbé, o fotógrafo Tana Halú e o jornalista Edgar Borges, ambos descendentes da etnia Macuxi, além da poetisa Zanny Adairalba, farão uma exposição de fotos-poemas. A ODIC (Organização dos Indígenas da Cidade) fará uma exposição fotográfica mostrando as atividades realizadas ao longo de sua existência.

No sábado, 7 de agosto, última noite da mostra, o grupo Maruai, formado por moradores da comunidade indígena Tabalascada, Município do Cantá, fará uma apresentação de teatro e dança parixara no teatro Jaber Xaud, também no Sesc Mecejana. Outras informações com Edgar Borges, coordenador local do VIB, pelo telefone 9111 4001.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=91382
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Related Protected Areas:

  • TI Tabalascada
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.