Grupo indígena participa de debate na Uespi

Governo do Estado do Piauí - http://www.piaui.pi.gov.br/ - 24/06/2010
Como parte da programação do 34 Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, a Fundação Cultural do Piauí (Fundac), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realizou nesta quinta-feira (24), às 8h30, no Laboratório de Artes da Uespi, debate com a participação de representantes do Grupo Indígena do Tocantins, Indígena Xerente, que também darão uma amostra do espetáculo Akwê, que farão esta noite na Vila Olímpica do Albertão. É a primeira vez que o grupo se apresenta no Encontro Nacional de Folguedos do Piauí.

Os índios xerentes pertecem ao tronco linguístico Marcro-Jê e têm como características marcantes a alegria e a hospitalidade. Sua principal festa acontece no mês de julho, chamada de "dasipe". Os Xerentes são um grupo indígena que habita a margem direita do Rio Tocantins, próximo à cidade de Tocantínia, no Estado brasileiro do Tocantins. Sua população, atualmente, é de quase 1.800 pessoas, distribuídas em 33 aldeias que integram as reservas indígenas Xerente e Funil, com 183.542 hectares de área demarcada.

Falam a língua Akuwen, pertencente ao grupo linguístico Macro-Jê e são hábeis no artesanato em trançado. Com a palha de babaçu e a seda do buriti, produzem cestas, balaios, bolsas, esteiras e enfeites para o corpo.

No espetáculo o Akwê, a dança é acompanhada pelo canto com ritmo de maracá e executado pelo cantador, personagem que é escolhido pelos cantores mais velhos e que depois de uma preparação assumem a responsabilidade de entoar cantos tradicionais.

Em sua história, os Xerentes há mais de 200 anos mantêm contato com os não indígenas no seu cotidiano, mas apesar disso continuam conservando seus usos e costumes, principalmente, sua língua, fazendo questão de repassá-la aos seus filhos, juntamente com os demais conhecimentos da tribo.

O seminário da Uespi faz parte da programação do 34 Encontro Nacional de Folguedos do Piauí que integra em seu calendário de atividades os Seminários Tradições Brasileiras, que se realizam em parceria com as Universidades Estadual e Federal do Piauí, com temáticas que discutem as tradições e manifestações culturais através de um encontro entre o universo da cultura popular e o saber acadêmico.

http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=39534
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Funil
  • TI Xerente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.