Professores indígenas participam de oficina sobre Letramento em Matemática

BV News - http://www.bvnews.com.br - 22/06/2010
Nesta quarta-feira (30) um grupo de professores indígenas participa de uma oficina sobre Letramento em Matemática com o tema "Compreendendo a Matemática no mundo". A capacitação é oferecida pela Prefeitura de Boa Vista e será realizada na Secretaria Municipal de Educação (SMEC), na via das Flores, Pricumã.

O horário das aulas será das 8h às 12h e das 14h às 18h. São 35 educadores das 12 comunidades atendidas pela Prefeitura, que ajudarão no planejamento das aulas direcionando o foco da matéria para que os alunos aprendam a utilizá-la no dia a dia.

O curso tem 20 horas de aulas presenciais e será realizado nos meses de junho, julho e agosto. A oficina também prevê 10 horas à distância com relatos de experiências pedagógicas nas quais o conteúdo do curso tenha sido aplicado.

A meta é ajudar na resolução de problemas, no desenvolvimento de competências e habilidades no ensino de Matemática, na ação, manipulação e interação no ensino da Matemática e na alfabetização.

O curso faz parte da Política Municipal de Formação Continuada, que prioriza os professores que atuam nas comunidades indígenas. Esta é uma forma de valorizar o ensino nesses locais e estimular os alunos.
A Coordenação de Educação Indígena da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) também oferece durante o mês atendimento individual por comunidade. Para ser atendido é preciso fazer o agendamento.

O acompanhamento é realizado na secretaria e trata de temas peculiares da comunidade como análise curricular; condições da infra-estrutura da escola e suas instalações; planejamento pedagógico e administrativo; diário de classe; como estão sendo desenvolvidas as aulas; se há alguma dificuldade e quais os projetos didáticos para a classe.A intenção é auxiliar o professor indígena nas dificuldades diárias. As comunidades atendidas pela Prefeitura são: Morcego, Ilha, Darora, Campo Alegre, Vista Alegre, Vista Nova, Milho, Bom Jesus, Serra da Moça, Serra do Truaru, Truaru da Cabeceira e Lago Grande.

A Prefeitura também investe na educação indígena como forma de promover o desenvolvimento e auto-sustentabilidade. São três escolas contendo 9 anexos, que atendem a 12 comunidades indígenas. A Prefeitura também está construindo novas escolas nas comunidades indígenas Vista Alegre, Lago Grande e Serra da Moça.

A rede municipal de educação atende atualmente a 333 alunos indígenas, sendo 171 na educação infantil, 129 no ensino fundamental e 33 em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

http://www.bvnews.com.br/cotidiano6221.html
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Bom Jesus
  • TI Serra da Moça
  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.