Comunidade do Manoá comparece, mas mulheres ainda resistem ao exame papanicolau

BV News - http://www.bvnews.com.br/ - 25/05/2010
A equipe do Senar (Serviço nacional de Aprendizagem Rural) chegou cedo a Comunidade Indígena do Manoá, as 7h30. Foram 25 voluntários que suaram a camisa durante o sábado (22) para atender a mulheres que procuraram os serviços oferecidos.

O tuxaua, Zacarias Douglas, disse que nem todas as mulheres do Manoá podem ir até Boa Vista para fazerem o exame. "O acesso a comunidade é muito difícil e a saúde não consegue chegar sempre aqui. Essa é uma oportunidade para as mulheres valorizarem a vida. Precisamos desses exames e de outros. Espero que esse atendimento continue", comemorou o Douglas.

O programa Útero é Vida chegou a Roraima, por meio da Senar Central e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e identificou a área indígena para aplicar os exames de prevenção do colo do útero, com a ajuda de parceiros e a Prefeitura de Bonfim.

Após preencher um cadastro social, as mulheres assistiam palestras e em seguida, ganharam uma ficha para exame, tratamento de beleza, kit beleza, corte de cabelo e almoço.

Wendy Ambrorosio, 38 anos, fez o primeiro exame há 12 anos quando teve sua filha mais velha. Agora ela trouxe a menina para conhecer o exame. "Com esse programa tomei coragem e vou fazer de novo", relata.

Já Francineice Trindade, 32 anos, disse que quando teve o primeiro filho não sentia nada, mas depois de um tempo apareceu um corrimento e ficou assustada. Por não fazer nenhum pré-natal ou exame recorreu ao médico. "Não sabia por que isso aconteceu comigo e procurei o médico.
Depois dos exames e tratamentos fiquei bem. E com essa oportunidade vou fazer de novo, pois têm muitas doenças por ai onde as mulheres e crianças morrem ou os bebês nascem doentes. Vou encarar, mesmo com um pouco de medo".

No final do dia foram atendidas 118 mulheres, mas somente 109 submeteram-se ao exame papanicolau. A meta pretendida pelo programa era 150 mulheres. Mesmo não atingido o objetivo os organizadores acreditam que é um número bom diante da cultura indígena.

Segundo o coordenador regional da Funai e antropólogo, Gonçalo Teixeira, ainda há resistência das mulheres de um modo geral, mas especialmente por Manoá ser uma comunidade indígena, a cultura é o principal agravante, pois há um receio para a quebra de paradigmas.
"Esse exame é muito importante. Infelizmente existe a questão cultural, onde não há o costume entre elas na realização do exame. Ou pelo impedimento do marido ou por vergonha", justificou Teixeira.

A Liga de Combate ao Câncer trabalhou com quatro enfermeiras e uma médica ginecologista. A presidente, Magnólia Rocha, consciente da dificuldade em convencer as participantes, confirma que esse programa é o caminho para combater o câncer do colo do útero. Além disso, o índice da região norte chega a quase 80% de casos positivos.

"Precisamos diminuir esse índice e são essas campanhas que permitem a redução desses números. E os homens precisam acordar também, pois o câncer de próstata mata também", alertou Magnólia.

Para o Senar/RR, o Programa Útero é Vida é só o começo de outras ações que serão desenvolvidas durante o ano. A superintendente, Anna Ferst, disse que o câncer em Roraima tem alcançado homens e mulheres e que precisa ser contido.

"Estamos tentando ajudar essas mulheres, pois é nesses lugares que a saúde precisa chegar. O acesso é difícil, mas conseguimos mais conseguimos. E não vamos ficar somente no Manoá, vamos mais além, pois há muitos casos em Roraima tanto em mulheres como em homens que não têm costume de fazer exames periodicamente", ressaltou a superintendente.

A consultora do Senar Central, Juliana Bouvine disse que a realização do exame é primordial hoje em dia, pois o exame diagnostica casos de inflamações e ajuda na prevenção do câncer. O programa Útero é Vida iniciou-se nos estados de Piauí e Tocantins em 2009, e com os resultados a CNA e o Senar querem continuar esse programa em mais 11 estados da federação, incluindo o Distrito Federal.

"Por ser a primeira comunidade indígena do programa fiquei surpreendida pelo número de mulheres que vieram ao evento, sinal que a mobilização foi boa e contribuiu para o sucesso", ressaltou Juliana.

Palestras
Antes das mulheres submeterem-se aos exames, o Sesc (Serviço Social do Comércio), ofereceu palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, esclareceu dúvidas sobre o Papiloma Virus (HPV) e ainda ressaltou a importância do exame periódico do Papanicolau. A palestra, iniciada pela enfermeira Mara Melo, trouxe informações para as mulheres do Manoá. Muitas delas nunca ouviram falar das doenças e outras já faziam preventivos em Boa Vista.

Junto com a equipe, seis acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Os estudantes puderam praticar o que aprenderam na teoria em sala de aula. Como Luciano dos Santos, que teve contato com os pacientes antes dos exames.

Outros Serviços
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), levou dois serviços: um de massagem facial e o de manicure, foram 61 mulheres atendidas. A instrutora Joana D'Arc, disse que a parceria do Sistema "S" vem em boa hora, pois as mulheres atendidas tiveram a oportunidade de se cuidar na ação e, as instrutoras, em aplicar o aprendizado adquirido nos cursos.

"Elas saem daqui com o espírito renovado. A saúde do corpo é muito importante e um tratamento para a beleza ajuda no bem estar dessas mulheres", afirmou a instrutora.

O IFRR (Instituto Federal de Educação), com atividades lúdicas, atendeu cerca de 600 crianças levadas pelas mães para ação. Enquanto as mulheres se tratavam, as crianças brincavam. No local, cama elástica, brincadeiras recreativas e jogos para crianças. Segundo Josiane Souza, professora de educação física a instituição está sempre pronta para atender a lado social. "Nos envolvemos com a qualidade de vida e com a educação que pode começar desde cedo. Nosso papel é desenvolver a integração entre eles e proporcionar diversão", ressaltou Josiane.

A CoopHair (Cooperativa dos Cabeleireiros de Roraima) atendeu 119 mulheres com corte de cabelo tudo para melhorar o bem-estar das mulheres do Manoá.

http://www.bvnews.com.br/cotidiano5905.html
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Manoá/Pium
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.