Indíos fazem funcionários da Funai de reféns no Amazonas

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/ - 17/05/2010
Indígenas em pé de guerra na Amazônia. 250 líderes indígenas de cinco etnias (Tóra, Moura, Parintintim, Mundurucu, Apurinã) das terras Pinatuba, no Rio Mataurá, no Amazonas, mantêm três funcionários da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) como reféns na Aldeia Tarukuá, região abaixo de Manicoré, a 333 quilômetros de Manaus.

Os funcionários João Melo Farias da Funai de Manaus, Domingos Sávio dos Santos e Pedro Nazareno da FUNAI de Humaitá estão em poder dos índigenas desde às 11h30 desta segunda-feira (17).

As comunidades indígenas da região reivindicam a criação de uma Funai em Manicoré para atender 3 mil e 500 índios que vivem nas aldeias próximas. Segundo eles,com a criação da regional diminuiria o risco de haver a divisão desses povos e enfraquecimento do movimento indígena.

Eles condicionam a soltura dos reféns a um acordo ou a presença do presidente da Funai, Marcio Meira no local. Outros índios da região também estão sendo mobilizados a participarem da manifestação na Aldeia Taruquá.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=105399
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Pinatuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.