Governo construirá 17 escolas de ensino médio em aldeias indígenas

Agência de Notícias do Pará - http://www.agenciapara.com.br/ - 14/05/2010
Foi assinado na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o contrato de construção de 17 escolas de Ensino Médio em aldeias indígenas do Pará. A solenidade contou com a presença de representantes das etnias Wai-wai, Tembé, Kyikatêjê, Suruí, Assurini, Sai cinza, Kwanamari, Frasqueira, Cajueiro, Acará-miri, Inajá e Turé-mariquita I e II, além de empresários das construtoras responsáveis pelas obras.

O objetivo é proporcionar a valorização da qualidade do ensino nas aldeias, respeitando a cultura de cada reserva indígena. A previsão é que até julho metade das obras esteja construída.

"Nenhum outro governo priorizou tanto a educação indígena como os governos de Ana Júlia e do presidente Lula. Há bastante tempo acompanho, por meio das lutas sociais, das lutas das tribos indígenas por uma educação de qualidade. É importante que cada indígena tenha essa chance de concluír o Ensino Médio, visto que há tempos essas tribos só tinham dentro das suas aldeias o Ensino Fundamental incompleto, estudavam até a 4ª série", frisou o secretário adjunto de Gestão, Alberto Leão.

"Hoje é um dia de somarmos esforços para buscar melhorias para as aldeias, porque as comunidades indígenas já vislumbram esse diferencial", finalizou Alberto Leão. A coordenadora de Educação Indígena da Seduc, Puyr Tembé, disse que essa é uma vitória das etnias que há tempos vêm lutando por mais educação em suas aldeias.

Para o cacique Aldo Wai-wai, o governo do Estado demonstra atenção e respeito pelos povos indígenas. "Estamos muito contentes com a construção das escolas. A educação é muito importante para nossos filhos e netos, que futuramente vão poder prestar vestibular", declarou.

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=63101
Índios:Educação

Related Protected Areas:

  • TI Koatinemo
  • TI Sai Cinza
  • TI Sororó
  • TI Trocará
  • TI WaiWái
  • TI Pacajá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.