Viamão dá terras para os índios

Zero Hora (Porto Alegre-RS) - 04/06/1988
O prefeito de Viamão (RS), Tapir Rocha, através do decreto 018/88, garantiu o assentamento de famílias Guarani Mbya em 48 hectares da localidade de Cantagalo. Os integrantes da ANAI continuarão lutando para que os Guarani que vivem em Osório (RS) venham a ser beneficiados da mesma maneira.

A Funai, em ação conjunta com a Brigada Militar e Polícia Federal, realizou uma operação na RI Nonoai (RS) que pôs fim ao acordo existente entre os indígenas e produtores rurais, ao retirar esses últimos da área que ocupavam dentro da reserva. Os indígenas, revoltados com a decisão da Funai, prometeram represálias. Segundo Francisco Eugênio dos Santos, administrador regional da Funai em Passo Fundo, negócios ilícitos, como o arrendamento de terras a terceiros, são feitos por uma minoria da comunidade indígena que recebe dinheiro com a transação, enquanto a maioria, muitas vezes, fica sem terra para plantar.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Nonoai
  • TI Cantagalo
  • TI Varzinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.