Índia pataxó conquista prêmio de empreendedorismo na Bahia

Pequenas Empresas, Grande Negócios - http://revistapegn.globo.com - 31/03/2010
Arnã Pataxó venceu na categoria Negócios Coletivos do Prêmio Mulher de Negócios, realizado pelo Sebrae

Emocionada, a indígena Mariceia Meirelles Guedes, ou Arnã Pataxó, como prefere ser chamada, recebeu na noite desta terça-feira (30) o reconhecimento pela sua história de vida e empreendedorismo na aldeia em que reside. O superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, entregou a Arnã o troféu e o certificado do Prêmio Mulher de Negócios 2009, na categoria Negócios Coletivos. A solenidade de premiação ocorreu no Othon Palace Hotel, em Salvador.

Arnã subiu ao palco sob calorosos aplausos da plateia e demonstrou o orgulho em representar o seu povo. "Fico honrada em poder representar as mulheres baianas e, especialmente, a minha comunidade", disse. Ela é integrante da tribo Pataxó da Reserva Aldeia Velha, localizada nas proximidades de Arraial D´Ajuda, e revelou que chegou ao prêmio através do próprio Sebrae. "Recebemos diversas capacitações e fomos informadas sobre o Mulher de Negócios. Resolvi, então, contar a minha trajetória de vida", lembrou.

Arnã é uma das 40 indígenas que fazem parte da Associação de Etnoturismo Pataxó de Aldeia Velha. Como o próprio nome já diz, o grupo tem o foco no etnoturismo, mas alia outras produções, como o artesanato, para incrementar a renda da comunidade. "Eu direcionei a história para a comercialização do artesanato, que é uma das nossas principais fontes de renda", afirmou Arnã, que é secretária da associação.

Os associados produzem artesanatos indígenas, como cocares, colares de semente, peças em madeira, entre outros. "Foram muitas dificuldades, mas nunca deixei me abater pelos obstáculos. Hoje, obtive muitas vitórias pessoais graças ao trabalho", declara. Para ela, o prêmio é um grande incentivo para seguir em frente. "Poucas instituições desenvolvem trabalhos na nossa comunidade. Em alguns momentos, pensamos até em desistir. Mas, todo esse apoio e atenção que recebemos foram uma alavanca para continuar empreendendo."

Já na categoria Pequenas Empresas, a ganhadora foi Celidalva da Silva, com o seu empreendimento Iogurte Jamane. A empreendedora de Santo Antônio de Jesus demonstrou fibra ao encarar os obstáculos. Trabalhava com o meu marido em uma loja de propriedade dele, que faliu", contou.

A empresária afirmou ter passado por inúmeras dificuldades, inclusive financeiras, após a falência do empreendimento do marido. "Era um momento delicado e fui em busca de algo para reverter essa situação", disse. Descobriu a fabricação de iogurte como uma saída e iniciou a produção em sua própria casa. "Comecei com uma produção caseira de cerca de 20 litros por semana. Hoje, nossa capacidade chega a mais de 200 litros por semana", revelou.

As vencedoras estaduais disputarão, agora, a etapa regional. Em abril, serão divulgadas as ganhadoras por região, que totalizarão 10 mulheres (cinco de cada categoria). Será também divulgado o prêmio extra, concedido para duas mulheres, uma de cada categoria. Estas duas mulheres serão consideradas as ganhadoras nacionais e receberão, além do troféu, uma capacitação em território nacional, uma viagem internacional a um centro de referência em empreendedorismo a ser escolhido pela coordenação do prêmio, com programação de visitas técnicas e culturais a ser divulgado na premiação nacional.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a BPW Brasil - Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, a SPM - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e FNQ - Fundação Nacional da Qualidade.

As mulheres que tiverem interesse em relatar as suas histórias poderão se inscrever para a próxima edição do prêmio a partir do dia 3 de maio. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de agosto, e podem ser feitas pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou através de formulários, que podem ser preenchidos nas Unidades Regionais do Sebrae.

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130401-17180,00-INDIA+PATAXO+CONQUISTA+PREMIO+DE+EMPREENDEDORISMO+NA+BAHIA.html
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Aldeia Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.