Aldeias Maxakali recebem melhorias da Core/MG

Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=196 - 12/03/2010
Na última terça-feira (9), o coordenador Regional da Funasa em Minas Gerais, Ronaldo Cerqueira Lima, se reuniu no Ministério Público Federal (MPF) de Governador Valadares para discutir sobre o andamento da situação dos índios Maxakali no estado.

Participaram da discussão o assessor técnico do coordenador, Antônio Divino de Souza; com o chefe da Divisão de Engenharia Sanitária da Funasa (Diesp/MG), Roberto Barbosa Alvim; o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-MG/ES), Altino Barbosa Neto ; o coordenador de Ações de Saneamento em Terras Indígenas do Dsei, Célio César Ferreira; o representante do Desai/Presidência, Rômulo Henrique da Cruz; representantes da Fundação Nacional do índio (Funai), o chefe da Administração Regional de Minas, Waldemar Adilson; o coordenador Técnico Operacional do Dsei MG/ES, Roberto Carlos de Oliveira e a procuradora federal, Caroline Marinho Boaventura dos Santos.

Com relação ao surto de Doença Diarréica Aguda (DDA) entre os indígenas, a Funasa tomou todas as medidas cabíveis para evitar a ocorrência de novos óbitos, enviando profissionais da área de saúde para atuar em conjunto com os hospitais e laboratórios da região; caminhão-pipa para abastecimento suplementar emergencial de água potável; limpeza e desinfecção de reservatórios e redes de distribuição de água e disponibilização gradativa de 600 cestas básicas.

O coordenador regional destacou que 70 módulos sanitários já foram adquiridos e serão distribuídos nas aldeias. "Foi feita, ainda, uma solicitação junto ao Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa (Densp) para a liberação de R$ 2 milhões com vistas à aquisição de novos módulos sanitários, atingindo, assim, 100% das necessidades atuais. Acredita-se que de oito meses a um ano as obras estarão concluídas", completou Ronaldo Cerqueira.

"Uma reunião com a comunidade está programada para a próxima semana com objetivo de definir onde serão instalados os módulos sanitários (banheiros)", pontuou o presidente do Condisi, Lindomar José Almeida.

O chefe do Dsei-MG/ES, Altino Barbosa Neto, disse também que outro beneficio que está em fase de negociação, é um termo de parceria e cooperação técnica para execução de um sistema de abastecimento de água, captação, tratamento e distribuição, para todas as aldeias Maxakali. "Com certeza essas ações irão melhorar os índices de saúde dos índios dessa etnia e, consequentemente trará resultados significantes na condição de vida deles", reforçou Altino.

As prefeituras municipais de Bertópolis e Santa Helena de Minas se compromissaram a fazer a retirada dos lixos nas aldeias Vila Nova, Cachoeira e Água Boa sendo que a Funasa, por meio da Core/MG, fará gestão junto a esses municípios para que os serviços sejam implantados imediatamente.

O coordenador Técnico Operacional do Dsei-MG/ES, Roberto Carlos, acredita na importância das parcerias com outros órgãos de governo e, principalmente, o apoio das prefeituras. "A Funasa sozinha não vai resolver todos os problemas que atingem os indígenas. Precisamos trabalhar em conjunto para levar educação e saúde de qualidade", completou Roberto.
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Maxakali
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.