Entidades enviam carta a Lula sobre riscos envolvendo índios isolados em RO

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=340119 - 07/01/2010
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) publicou ontem (6) um abaixo-assinado endereçado ao presidente Lula, produzido por organizações de defesa dos índios, alertando sobre a crítica situação dos índios isolados que vivem hoje no Estado de Rondônia.

Índios isolados são grupos indígenas que evitam ou nunca tiveram contato com não-índios, e, portanto, não devem ser contatados, a não ser que estejam sob risco.

"Manifestamos aqui nosso clamor e profunda preocupação quanto às críticas condições de sobrevivência dos povos indígenas em isolamento voluntário e recentemente contatados no Brasil, em especial àqueles remanescentes no Estado de Rondônia, Amazônia Brasileira", diz o abaixo-assinado.

O documento cita o caso do "índio do buraco", o último remanescente de um povo isolado que recentemente sofreu um atentado à bala por pistoleiros, apesar de protegido legalmente pela interdição federal da Terra Indígena Tanarú. O texto também menciona os índios ameaçados pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira.

"Há registros do povo isolado conhecido por Jururei há menos de 5 km do trecho de pavimentação previsto da BR 429, e relatórios internos da Funai [Fundação Nacional do Índio] indicam pelo menos cinco grupos de índios isolados na área de abrangência da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira".
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Tanaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.