Povo Huni Kui promove 1ª Festa da Espiritualidade

Agência de Notícias do Acre - http://migre.me/eTJx - 22/12/2009
Evento pretende reunir lideranças de 3 terras indígenas Kaxinawa e profissionais que atuam nas 32 comunidades do Povo Huni Kui

De 24 a 31 de dezembro a Associação dos Seringueiros Kaxinawa do Rio Jordão (Askarj) realiza a Festa da Espiritualidade do Povo Huni Kui. A festa comemora a instalação de pontos de internet nas terras Huni Kui município de Jordão, fortalecimento do Centro Memorial, o lançamento do filme Bashnepuru e a assinatura do convênio entre o Governo do Estado do Acre e Askarj para a implementação do plano de gestão territorial e ambiental com recursos do ProAcre.

Lideranças indígenas, professores, agentes de saúde e agroflorestais devem participar das festividades. Atualmente a população Kaxinawa soma em torno de 3 mil pessoas divididas em 32 aldeias de três terras indígenas do Acre. Para chegar à Aldeia São Joaquim, onde irá acontecer a Festa da Espiritualidade, é preciso pegar um voo partindo do Aeroporto de Rio Branco até o município do Jordão e de lá, seguir de barco pelo rio Jordão até à comunidade.

"A festa é de espiritualidade e de cura pela chegada de 2010. Os visitantes terão acesso a nossos rituais, de pajelança mesmo", garante um dos organizadores, José Banê Huni Kui.
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kaxinawa do Rio Jordão
  • TI Kaxinawa/Ashaninka do Rio Breu
  • TI Kaxinawa do Baixo Jordão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.