Interesse Público: MPF fará levantamento sobre registro civil indígena

PGR informa - http://www.prap.mpf.gov.br/noticias/noticia.php?cdnoticia=882 - 27/11/2009
O programa Interesse Público desta semana destaca: Ministério Público Federal quer mapear em todo o país as dificuldades encontradas por famílias de índios na tentativa de obter o registro civil para os filhos. No Brasil, índios não são obrigados a retirar nos cartórios a certidão de nascimento. Mas o documento é um importante e ajuda a exercer a cidadania.

Assista também: demarcação de uma terra indígena em Marechal Thaumaturgo, no Acre, provoca tensão entre índios e trabalhadores rurais assentados pelo Incra na região. Uma audiência pública reuniu as duas comunidades para tentar assegurar que esse processo seja resolvido num clima de paz.

Em Goiás, a ação movida pelo MPF requer que um defensor público que atue em Goiânia seja deslocado para a região até que saia uma solução definitiva. A medida pode beneficiar uma área integrada por 13 municípios.

Saiba mais sobre audiência pública promovida pelo MPF que vai debater as alterações no Código Florestal e suas consequências para o futuro das florestas no Brasil. O encontro será realizado no auditório JK, na Procuradoria Geral da República, em Brasília.

No quadro prateleira, conheça o livro "Percursos", do ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles. Ele conta sua experiência de vida por meio de poesias.

Onde assistir - O programa é transmitido via TV aberta e TV por assinatura. Os canais e horários estão na página do programa na internet, onde se pode rever as reportagens - www.pgr.mpf.gov.br link Interesse Público.

Confira o Interesse Público, também, no site da TV Justiça (www.tvjustica.gov.br - em tempo real) ou no site da Associação Nacional dos Procuradores da República (www.anpr.org.br).

O Interesse Público é produzido semanalmente pela PGR, em parceria com a TV Cultura. Envie críticas e sugestões pelo endereço eletrônico interessepublico@pgr.mpf.gov.br.

Fonte: PGR Informa.
Índios:Política Indigenista Oficial

Related Protected Areas:

  • TI Arara do Rio Amônia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.