I Assembléia de Mulheres Indígenas de Mato Grosso

Coiab - http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=407&tipo=N - 21/08/2009
A Comimt - Comissão de Articulação de Mulheres Indígenas do Estado de Mato Grosso realizará juntamente com diversas instituições parceiras, a I ASSEMBLÉIA DE MULHERES INDÍGENAS DE MATO GROSSO, nos dias 04 a 07 de Setembro deste, na Aldeia indígena Santana-Yemariri, povo Bakairi no Município de Nobres-MT.

A Coami foi constituída em 2006, e durante os três anos de trabalho houve o amadurecimento da idéia de se constituir uma organização de mulheres que articule as vozes e forças das mulheres indígenas na busca de mais apoio, capacitação e autonomia dentro e fora das comunidades; que mantenha vínculos com outras organizações dos movimentos sociais, para que possam ter mais força e legitimidade para organizar e promover parcerias no trabalho de formação das mulheres, luta conta a violência intra-familiar, pela garantia de seus direitos e melhor qualidade de vida nas aldeias, bem como organizar uma rede de referências, com representatividade legal, tendo autonomia e envolvendo todas as mulheres indígenas do Estado que tiver interesse de participar da Organização.

Participarão da Assembléia mais de 150 mulheres indígenas, representantes dos povos que habitam no estado de Mato de Grosso. Também estão convidadas algumas mulheres lideranças de outros estados que já tem experiências em organização de mulheres indígenas. Assim como representantes das instituições parceiras e de apoio.

Na realização deste importante evento a Coami conta com a parceria e apoio de Manos Unidos, de instituições dos movimentos sociais como a Opan, MST, e instituições governamentais: FUNAI, Funasa, DSEI's, Seduc, prefeituras, parlamentares e outras instituições indígenas e não-indígenas, bem como de pessoas físicas apoiadoras das mulheres indígenas.

Mais informações:

Maristela Sousa Torres - Assessoria Coamimt.

coami.mt@hotmail.com / istelamari@hotmail.com

(65) 99259220 / 96064280
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Santana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.