Ibama e Funai realizam curso de Agentes Ambientais Voluntários em Terra Indígena no Amazonas

Ibama - www.ibama.gov.br - 18/06/2009
O Núcleo de Agentes Ambientais Voluntários do Amazonas - NAAV/AM dá prosseguimento à agenda de formação de Agentes Ambientais Voluntários - AAVs de 2009 com o 52o curso de AAVs. O curso foi realizado na Terra Indigena Koatá, aldeia Laranjal, no município de Nova Olinda do Norte para as etnias indígenas Munduruku, Maraguá, Mura e Sateré-Mawé, com um total de 44 participantes.

A realização do evento contou com a parceria da Fundação Nacional do Índio - Funai, em atendimento à solicitação dessa instituição e conforme planejamento da Superintendência do Ibama no Amazonas para o ano de 2009.

A jornada foi iniciada no dia 3 e terminou no dia 10 de junho. Cinco servidores do Ibama e três da Funai partiram de Manaus às 5h em carros das duas instituições, com destino a cidade de Nova Olinda do Norte, obedecendo os trechos: Manaus, travessia fluvial do Ceasa, município do Careiro Castanho, BR- 319, Estrada de Autazes, travessia fluvial para cidade de Autazes, cidade de Autazes estrada do Rosarinho, travessia em lancha até a cidade de Nova Olinda do Norte. Às 7h do dia seguinte, a equipe partiu de barco com destino á comunidade indígena Laranjal onde uma hora e meia depois foi recebida pelo Tucháua (chefe da tribo).

A equipe permaneceu por cinco dias na aldeia Laranjal. Durante o curso foram ministradas palestras e exibidos filmes sobre questões relacionadas ao meio ambiente, educação ambiental, ecologia, legislação ambiental, pesca, flora e fauna silvestre. Sobre este último tema, o curso contou com a participação do servidor do Robson Czaban do Núcleo de Fauna Silvestre do Ibama/AM, que aproveitou a visita à região e fez junto com um dos indígenas um levantamento de aves no entorno da aldeia; foram registradas 137 espécies diferentes de aves na área.

Para os indígenas e o Tucháua da aldeia "foi uma grande honra receber servidores das instituições federais", os quais conviveram com as diferenças étnicas e culturais, onde problemas sócio-ambientais foram discutidos e para os quais foram debatidas soluções viáveis.

Ao final do evento foi entregue ao Tucháua um CD com fotos do evento e da fauna silvestre local com o objetivo de reforçar o valor cultural da região e o compromisso de sua conservação.

PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Coatá-Laranjal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.