Últimos jumas voltam para casa

CB, Brasil, p. 10 - 17/12/2008
Últimos jumas voltam para casa

Edson Luiz
Da equipe do Correio

Depois de 10 anos, índios jumas voltarão para suas terras. Um ancião e três mulheres jovens, tudo o que restou de uma população de 15 mil pessoas, serão levados para o sul do Amazonas, onde viverão perto de outras etnias, com costumes, ramo lingüístico e características culturais semelhantes. A decisão foi da Justiça Federal, atendendo a um pedido do Ministério Público, que quer evitar a extinção do pequeno grupo, atualmente alojado na Fundação Nacional do Índio (Funai) em Porto Velho. A nova moradia dos jumas será no Baixo Rio Açuã, próximo à cidade de Canutama, a 610 km de Manaus.

Devido à inexistência de homens com condições de se casar com uma das índias, a etnia Juma corre o risco de desaparecer. O processo de mudança de suas terras acabou colaborando para dizimar os mais velhos. O grupo foi retirado ilegalmente de suas terras em 1998, quando as quatro pessoas foram para um abrigo da Funai, depois de ter passado pela área Uru-Eu-Wau-Wau, também em Rondônia. A alegação da época era que a tribo estava sendo explorada pelos ribeirinhos.

Segundo determinação da juíza federal Maria Lúcia Gomes, as três mulheres e o ancião de 70 anos terão várias garantias. Entre elas, um barco potente para uso do grupo, assistência médica, recursos materiais para garantir a sobrevivência, combustível e equipamentos de comunicação. O prazo de retorno dado à Funai foi de 90 dias, mas antes disso os jumas passarão por uma fase de adaptação.

O governo terá que realizar também um estudo antropológico para diminuir os danos causados pela remoção, além de dar assistência e construir as malocas. A área é propícia para a caça e pesca, atividades habituais da tribo. O grupo poderá visitar freqüentemente a área Uru-Eu-Wau-Wau, onde viveu e com a qual ainda possui laços afetivos.

Em 1998, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) entraram com uma representação na Procuradoria da República no Amazonas denunciando a retirada dos jumas de suas terras e pedindo o seu retorno, o que ocorre agora, 10 anos depois.

CB, 17/12/2008, Brasil, p. 10
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Related Protected Areas:

  • TI Juma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.