Representante de fórum ambiental enumera os problemas no projeto

Folha de Boa Vista - 23/10/2008
Representante de fórum ambiental enumera os problemas no projeto

Da Redação

O biólogo Ciro Campos, representante do fórum Coletivo Ambiental do Lavrado (CAL), afirmou que diversos problemas foram levantados sobre o projeto da Biocapital. "A empresa não menciona no texto, por exemplo, que parte de Boa Vista estará sob efeito direto da fumaça, conforme mapa apresentado no estudo. E não esclarece de que forma isso pode afetar a vida e a saúde das pessoas nem se isso poderia causar desvalorização dos imóveis que ficam nos bairros atingidos pela fumaça, como Paraviana, Caçari, Canarinho e Aparecida", disse.
Outro problema considerado por ele como grave seria o risco de contaminação das águas e suas conseqüências para os peixes e para o consumo de água em Boa Vista. "Vale lembrar que a usina ficaria quase na beira do Tacutu e que as tubulações que levariam o vinhoto até os canaviais passam por uma densa rede de rios e lagos. Entretanto, a empresa não cita no seu estudo nenhum cuidado específico para reduzir o risco de vazamento que pode levar à contaminação dos rios", comentou.
"A completa ausência de estudos sobre o meio aquático é um dos maiores problemas a serem resolvidos pela Biocapital, pois para receber a Licença Prévia, a empresa precisa mostrar que o local escolhido é adequado para o empreendimento. Como a empresa não estudou os ambientes aquáticos do local, não pôde afirmar que o local é adequado sob o aspecto ambiental", complementou.
Ele foi enfático ao ressaltar que a possível contaminação da água pelo vinhoto pode causar grande mortalidade de peixes, como aconteceu esta semana em Pernambuco. "Se isso acontecer aqui, poderia prejudicar o sustento de mais de quatro mil pessoas que, segundo a Colônia dos Pescadores, dependem da pesca na cidade de Boa Vista. Não adianta gerar empregos para uns e, ao mesmo tempo, prejudicar o sustento e qualidade de vida de muitos outros\", analisou o biólogo.

Folha de Boa Vista, 23/10/2008
Energia:Fontes Alternativas

Related Protected Areas:

  • TI Jaboti
  • TI São Marcos
  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.