Comunidade indígena do Canauanin é beneficiada com cursos de informática

Folha de Boa Vista - 01/05/2008
A Universidade Virtual de Roraima (Univirr) deu seqüência ontem ao projeto de inclusão digital para todos os municípios de Roraima. A última comunidade beneficiada foi a Canauanin, no Município do Cantá, onde a Univirr entregou mais 13 certificados para multiplicadores de informática da escola indígena Luiz Cadete.

Os professores receberam a certificação do curso de Linux Educacional com carga horária de 40 horas. O curso aconteceu no próprio laboratório da escola e foi ministrado por técnicos da Univirr.

A partir deste curso os professores capacitados vão se responsabilizar pela formação dos alunos da comunidade nos cursos de informática básica e avançada. Na próxima semana serão abertas as inscrições para as primeiras turmas, cada uma com vinte alunos que farão o curso de informática básica com uma carga horária de 60 horas.

O diretor da Univirr, Adejalmo Moreira Abadi, que participou da solenidade de certificação, disse que a interiorização da educação é um compromisso do Governo de Roraima que está se tornando realidade em todos os municípios do Estado. Ele destacou ainda o atendimento às comunidades indígenas como uma das prioridades dessa interiorização.

"Esta é a quarta escola indígena atendida com cursos de informática básica e avançada pela Univirr. Antes havíamos atendido as comunidades de Três Corações, Contão e Manauá, mas a nossa meta é chegamos em todas as comunidades, inclusive, algumas em locais de difícil acesso", disse.

Para o indígena Valdenir Xavier, que é pai de um aluno que estuda na escola da comunidade beneficiada, a chegada do laboratório na escola foi uma vitória da comunidade. "Eu nunca tive acesso a um computador, mas agora vejo que os meus filhos terão um destino diferente com acesso a informática. Todos nós estamos felizes por isso", agradeceu.
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Canauanim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.