Índios ocupam sede da Funai em Pernambuco

Site do Terra e Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ - 10/06/2002
Cerca de 50 índios da tribo Atikun invadiram hoje pela manhã a sede da Funai em Recife. Eles exigem a liberação de recursos e a demarcação de sua reserva no município de Carnaubeira da Penha, a 505 quilômetros de Recife.

O cacique Janacildo José dos Santos disse que as terras da tribo foram invadidas por dezenas de posseiros e fazendeiros. "Desde 99 prometeram fazer a demarcação e, até agora, nada foi feito. Os posseiros não saem, alegando que as terras não são nossas", denunciou o cacique, garantindo que a sede só será desocupada quando a Fundação marcar uma data.

O diretor da Funai, Rildo Fernando, reconheceu que devido à falta de recursos, o trabalho ainda não foi feito - o que tem ocasionado conflitos com os posseiros. Rildo disse também que as verbas para a compra de sementes e equipamentos agrícolas estão atrasados.

Os indígenas passaram o dia dançando o toré (dança sagrada) e fazendo artesanato com palha. "Só queremos o que temos direito", resumiu o cacique.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Atikum
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.