Funai e povo Xavante discutem educação escolar indígena

Funai - 10/08/2007
A Fundação Nacional do Índio (Funai) realiza, a partir de segunda, uma série de reuniões com os Xavante para discutir a situação da educação escolar e, de acordo com as demandas, estabelecer prioridades, agenda de trabalho e encaminhamentos institucionais. Os encontros foram articulados, organizados e realizados pela Diretoria de Assistência, por meio da Coordenação Geral de Educação, em atendimento ao compromisso firmado com esses representantes no último mês de maio.

A primeira reunião será no dia 13, no município de Barra do Garças, envolvendo as aldeias das terras indígenas de Marawatsede, São Marcos e General Carneiro com um total de 70 participantes. Primavera do Leste será a sede do segundo encontro com a participação de representantes das aldeias de Sangradouro e Marechal Rondon. Canarana será a sede do segundo encontro com a participação de representantes das terras indígenas Pimentel Barbosa e Areões. Nas regiões de Campinápolis e Primavera do Leste os encontros serão realizados em outro período ainda não definido. Nessas reuniões participarão representantes da Secretaria de Educação do Estado, Secretarias municipais, representantes do Conselho de Educação Escolar Indígena do Mato Grosso e técnicos de Educação de Brasília e regionais da Funai e do Ministério da Educação (MEC).

Para Maria Helena Fialho, Coordenadora Geral de Educação da Funai, a importância dessas reuniões é garantir um espaço para que, de forma articulada e significativa, lideranças e professores Xavante possam discutir sobre a atual situação da Educação Escolar Indígena nas aldeias. Segundo ela, é importante que as instituições assumam compromissos com essas comunidades, garantindo a melhora da qualidade da oferta de educação nas aldeias, pelo menos no ensino fundamental.
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas: