Expedição Kamukuaka sede material fotográfico para índios conhecerem caverna

Site da Funai - 27/02/2002
Integrantes da Expedição Kamukuaka em visita ã associação Terra Indígena Xingu - ATIX, em Canarana, MT, no final dessa manhã, 27, os integrantes da expedição, representantes da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, puderam ver parte do material fotográfico digital registrado na segunda-feira passada, 25, durante a visita ao local sagrado dos Povos do Alto Xingu.

Para registro da ATIX e conhecimento dos índios do Xingu que transitam por canarana, os integrantes da expedição decidiram deixar no arquivo do computador da organização indígena uma seleção das dez melhores fotografias feitas durante a exposição.


A exposição EK constatou a presença de inúmeros desenhos e inscrições na pedra (petrogrifos). Segundo Rogério José Dias, Assessor Técnico da Coordenação de Arqueologia do Departamento de Proteção do HIPAN, o material encontrado é possível de tombamento e proteção. "Com a participação das Comunidades Indígenas do Alto Xingu, do PI de Batovi e com a sensibilização do proprietário da fazenda onde está localizada a caverna, será possível realizarmos um projeto conjunto para proteção de Kamukuaka".

A expedição resultou da reivindicação de lideranças Waurá ao DEPIMA em janeiro de 2002. O chefe substituto do DEPIMA, Rogério Eustáquio de Oliveira, o Coordenador de Proteção de Terra Indígena Wagner Trann e o Assessor Técnico Walter Blos, após ouvirem os índios, decidiram realizar a expedição com o IPHAN e IBAMA, este último, apesar de interessado na proteção da caverna não pode participar efetivamente da expedição no dia 25.
PIB:PIX

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  • TI Batovi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.