Indígenas de MS são beneficiados com pactuação entre Funasa e Prefeitura

Agora MS - 06/03/2007
Os indígenas do pólo-base de Paranhos (MS) foram beneficiados com a contratação de 16 profissionais , que atenderão também a população indígena das aldeias Protero-Guassu e Pirajuí. Eles foram contratados por meio da pactuação entre a Secretária de Saúde (SAS) e a Prefeitura Municipal de Paranhos, realizada no dia ontem (1o).

A pactuação foi celebrada entre a Prefeitura de Miranda e a Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul (Core-MS), realizada por intermédio do Pólo-Base Indígena de Paranhos. Pela parceria, são repassados para a prefeitura recursos destinados às ações de atenção básica de saúde em áreas indígenas, que são enviados pela Secretaria de Assistência à Saúde, do Ministério da Saúde.

De acordo com o assistente administrativo, Juliano Fernandes, foram contratados oito motoristas, dois auxiliares de dentista, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem indígena, um agente de saúde indígena e três auxiliares de serviços gerais.

Segundo Juliano, o objetivo da contratação é o reforço do atendimento na saúde da população indígena da região. "Estes novos profissionais vão atuar no pólo e alguns vão trabalhar junto com as equipes médicas atendendo à saúde indígena, contribuindo dessa forma para abaixar os índices de mortalidade infantil", esclarece.

O município de Paranhos conta com 5 aldeias aonde residem 4.000 mil indígenas.
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Sete Cerros
  • TI Pirajuí
  • TI Takuaraty/Yvykuarusu
  • TI Potrero Guaçu
  • TI Arroio-Korá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.