Operação prende 11 em tribo em PE

O Globo, O País, p. 8 - 26/04/2004
Operação prende 11 em tribo em PE

Letícia Lins

Uma operação da Polícia Federal com a Polícia Militar de Pernambuco neste fim de semana prendeu 11 índios da tribo atikum na cidade de Carnaubeira da Penha, a 494 quilômetros de Recife. Nove foram detidos sob a acusação de formação de quadrilha, falsificação de documentos e desvio de recursos públicos. Os outros dois foram presos em flagrante por porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

Entre os índios presos há um vereador, Francisco Manoel da Silva, o Pedro Chico (PSDB), que também integraria a quadrilha.

A operação policial foi feita por determinação judicial da comarca de Mirandiba. Os índios presos são acusados de envolvimento no desvio de recursos da Associação Indígena Jacaré São Domingos, que reúne os agricultores da aldeia e recebe verbas públicas.

Índios tinham várias armas e 19 quilos de maconha

Os atikuns têm ao todo 43 aldeias em Pernambuco, espalhadas entre Carnaubeira da Penha e a cidade de Salgueiro, no sertão central do estado.

O administrador regional da Funai, Petrônio Machado, confirmou que houve participação de índios da aldeia na fraude, mas disse que os recursos desviados não são da Funai. Quando executavam o mandado judicial contra os nove acusados de fraude, os policiais prenderam também dois índios em flagrante por porte ilegal de armas e tráfico de drogas. Eles tinham uma espingarda calibre 12 de fabricação artesanal, uma espingarda calibre 32, um revólver 38, dois rifles 22 e 19 quilos de maconha.

Além do vereador, os outros índios presos são Antônio Francisco Amâncio (que seria o chefe da quadrilha), Givanildo Antônio da Silva, Genildo Antônio da Silva, Gilmar Ferreira Nunes, Ivan José dos Santos, João Manoel da Silva, Ezio Nélio da Silva, Eugênio da Silva, Nicélio Hilário Lopes e Genil Lopes da Silva.

Carro roubado, caminhonete e motos são apreendidos

Carnaubeira da Penha fica no chamado Polígono da Maconha, região sertaneja onde a erva é cultivada. A polícia apreendeu, ainda, uma caminhonete F-4000, um Kadett que fora roubado na Paraíba e duas motocicletas.

O Globo, 26/04/2004, O País, p. 8
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Atikum
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.