Comunidade Timbira grava CD triplo

FSP, Ilustrada:Acontece, p.E6 - 21/12/2004
Comunidade Timbira grava CD triplo
Cerca de 200 índios timbira do Maranhão e Tocantins protagonizam o CD triplo "Amjëkin - Música dos Povos Timbira".
As gravações foram realizadas durante uma semana, em fevereiro de 2004, no 1o Encontro de Cantadores Timbira, uma iniciativa do Centro de Trabalho Indigenista (CTI, organização não-governamental nascida em 1979) e Associação Wy'ty Catë dos Povos Timbira do MA e TO.
Oficinas resultaram na gravação in loco, pela equipe do Maracá estúdio, de mais de 30 horas, das quais quatro foram selecionadas para o repertório do CD lançado no último final de semana.
"Amjëkin - Música dos Povos Timbira" reúne amostras de cantos rituais como os de iniciação dos jovens para a idade adulta, o rito de recebimento ou entrega de dignidade ritual, o de segunda etapa do rito de iniciação masculina e o rito da "falsa tora" ou do final do luto, além de pequenos trechos de cantigas de ninar, de festas, de caçada etc.
"Foram reunidos pequenos fragmentos sonoros que, para além do valor musical, reforçam e consolidam a unidade lingüística e cultural desses povos indígenas", afirma a musicóloga Kilza Setti, que coordenou a equipe do CTI ao lado da antropóloga Maria Elisa Ladeira, da musicista Renata Amaral e da socióloga Neuza Vieira.
Os timbira cantores pertencem a seis etnias: gavião-pykopjê, canela-ramkokamekra, canela-apãniêkrá, apinajé, krahô e krikatí.
O CD é um dos resultados do projeto Arquivo Musical Timbira, iniciado em 1996 pelo Programa Educação e Referência Cultural do Centro de Trabalho Indigenista. Uma de suas missões é sugerir procedimentos para recolhimento, registro fonográfico, recuperação, arquivamento e classificação dos repertórios rituais dos povos timbira.
O recolhimento é feito pelos próprios índios. Cada gravação de fita cassete é acompanhada de uma ficha preparada para receber dados de interesse musicológico e antropológico, sobre as ocasiões musicais.
O CTI fará a comercialização do CD e informa que a renda será revertida para as comunidades indígenas. (VS)

AMJÓKIN - MÚSICA DOS POVOS TIMBIRA. Lançamento do CTI (CD triplo, preço sugerido R$ 50). Mais informações pelo tel. 0/xx/61/349-7769 e no site www.trabalhoindigenista.org.br.

FSP, 21/12/2004, p. E6
Produção Cultural:Teatro, Dança, Música

Related Protected Areas:

  • TI Apinayé
  • TI Governador
  • TI Kanela
  • TI Kraolândia
  • TI Krikati
  • TI Porquinhos
  • TI Kanela/Memortumré
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.