Campanha de vacinação vai atingir 30 mil indígenas

A Crítica, Cidades, p. C4 - 05/04/2005
Campanha de vacinação vai atingir 30 mil indígenas
Ação será lançada hoje, em Autazes, com a presença do ministro da Saúde Humberto Costa

Claudia do Valle da equipe de A Crítica

Índios de São Paulo de Olivença, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Tapauá, Atalaia do Norte,Autazes, Careiro-Castanho, Borba e Manicoré começam a ser vacinados hoje, na abertura da Semana Americana de Vacinação no Brasil, realizada no Município de Autazes (a 118 quilômetros de Manaus), na aldeia mura Trincheira. 0 aldeamento indígena, a 45 minutos da sede municipal, foi escolhido para sediar o lançamento da campanha no País, hoje de manhã, contando com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa, do presidente da Fundação Nacional (Funasa), Waldir Camarcio, do diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai),Alexandre Padilha, e do coordenador regional do Amazonas, Sebastião Nunes.
Iniciativa
Iniciativa anual da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em parceria com os ministérios da área dos países do continente, a Semana de Vacinação vai priorizar imunização em áreas de difícil acesso em 12 Estados. A campanha segue até o dia 30, tendo como foco os povos aldeados, de modo geral, de fronteira ou não, principalmente crianças de 0 a 4 anos, mulheres em idade fértil e gestantes. Mas homens e mulheres, até 70 anos, também receberão vacinas, do calendário básico, como influenza (gripe), tuberculose e febre amarela. Com as ações interiorizadas, espera-se atingir 6,7 mil crianças e 7,5 mil índias, beneficiando 677 aldeias. No Amazonas, que tem uma população de 120 mil índios, o programa de multivacinação atingirá cinco Distritos Sanitários Especiais (Dseis), tendo como meta de cobertura 30 mil pessoas, de 72 etnias e 250 aldeias. 0 Estado tem a maior população índia do Brasil.
Segundo o coordenador regional da Funasa, os esforços serão concentrados para reduzir a mortalidade infantil e para promover o bem-estar dos povos, que ainda sofrem com doenças de fácil prevenção, como diarréia, desidratação
e hanseníase. As doenças de maior incidência são as DSTs, incluindo a aids, a leishmaniose, verminoses, anemias, além de acidentes com animais peçonhentos", explica Nunes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de cada mil crianças nascidas nas aldeias 47 perdem a vida precocemente.
Esta é a terceira edição do evento, que priorizou, em anos anteriores, as cidades de fronteira. Agora, a Semana de Vacinação Indígena nas Américas contemplará os distritos de Alto Purus e Alto Juruá (AC); Altamira (PA); Yanomami (RO); Cuiabá e Parque Indígena do Xingu (MT); Tocantins (TO), Mato Grosso do Sul (MS); Litoral Sul (SP); Interior Sul (RS); Bahia (BA), Pernambuco (PE), Minas Gerais e Espírito Santo (MG), além do Amazonas. 0 evento conta ainda com apoio de Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (Cgpni). Para Sebastião Nunes, a mobilização servirá para repartir experiências e informações para garantir as metas.
AIDS
Durante a semana, a Funasa estará combatendo um problema grave entre os índios, a contaminação pelo vírus HIV. Mais de cem casos de aids foram notificados na fundação e a maior dificuldade para impedir o crescimento da doença é a falta de informação. Além da vacinação haverá palestras educativas, que já acontecem ao longo do ano dentro dos distritos especiais.

Destaque
Personagem criado nos anos 80 para apoiar e animar as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde, o Zé Gotinha dará o toque de fantasia à semana que começa hoje. Símbolo das ações deste ano, Zé Gotinha volta à ativa e visitará as 677 aldeias brasileiras alvo da imunização nas Américas.

Em números
210 povos Indígenas existem no Brasil, somando mais de 435 mil índios.
Nas tribos se falam 170 idiomas e há etnias espalhadas em 24 Estados, de todas as regiões do País, em 373 cidades. Ao todo, são 3.627 aldeias, divididas em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis). Os distritos são divisões das áreas indígenas para atenção à saúde.

A Crítica, 05/04/2005, Cidades, p. C4
Índios:Saúde

Related Protected Areas:

  • TI Trincheira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.