Aldeias indígenas do Xingu e da terra Wawi receberão mutirão eleitoral

TRE MT - tre-mt.jus.br - 01/03/2024
Objetivo é ampliar o acesso aos serviços eleitorais, já que os locais ficam a cerca de 200km do Cartório de Querência

A 53ª Zona Eleitoral, com sede em Querência, fará um mutirão para atender eleitores e eleitoras de aldeias localizadas no Parque Indígena do Xingu e na Terra Indígena Wawi. Os atendimentos ocorrerão entre os dias 06 e 22 de março, das 7h30 às 17h30.

Entre os dias 06 e 08 de março, o mutirão será na aldeia Khikatxi, que fica na Terra Indígena Wawi (aproximadamente 160km de Querência), e abriga a etnia kisêdjê. Já entre os dias 13 e 15 de março, os atendimentos ocorrerão na aldeia Kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, na qual residem indígenas da etnia kalapalo (cerca de 150km da cidade). Neste local também devem comparecer outras etnias, a exemplo da matipu.

A última etapa será realizada de 20 a 22 de março, na aldeia Ilha Grande, também localizada no Parque Indígena do Xingu, e que abriga a etnia kaiabi. Esta aldeia fica a aproximadamente 200km da cidade de Querência. Vale reforçar que em todos as aldeias, os atendimentos ocorrerão das 7h30 às 17h30.

Os mutirões visam ampliar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral, principalmente àqueles e aquelas que moram em localidades distantes das cidades em que há postos de atendimento. É uma oportunidade para regularizar a situação eleitoral, fazer o alistamento (confecção do 1o título), entre outras operações referentes ao cadastro eleitoral, antes do fechamento, que será após 08 de maio de 2024.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Imagem de fundo com formas triangulares, em tons de cinza e efeito em transparência. Na parte superior, sobre uma faixa azul está escrito MUTIRÃO à esquerda e, à direita, tem a marca do TRE-MT. No centro, sobre outra faixa azul, está escrito 53ª ZONA ELEITORAL - QUERÊNCIA - PARQUE INDÍGENA DO XINGU E TERRA WAWI. Ao lado, tem uma foto em que aparece uma oca, dentro de aldeia indígena.

https://www.tre-mt.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/aldeias-indigenas-do-xingu-e-da-terra-wawi-receberao-mutirao-eleitoral
PIB:PIX

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  • TI Wawi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.