STF suspende reintegração de posse em áreas reivindicadas por Pataxós

Migalhas - https://www.migalhas.com.br - 26/03/2024
Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, suspendeu ordens de reintegração de posse de dois imóveis rurais denominados Fazenda Marie, no Município de Itamaraju/BA, e Fazenda Santa Rita III, no Município de Prado/BA, ocupadas e reivindicadas pelo povo Pataxó.

As reclamações 58.582 e 58.600 foram apresentadas pela DPU contra decisões do juízo da vara Federal em Teixeira de Freitas/BA em ações possessórias contra a Comunidade Indígena de Barra Velha do Monte Pascoal e integrantes da Aldeia Nova Alegria.

O ministro considerou plausível a alegação da DPU de que que as ordens de reintegração contrariam decisão do ministro Edson Fachin, relator do RE 1.017.365, com repercussão geral (tema 1.031), que suspendeu nacionalmente os processos e os recursos judiciais que tratem de demarcações e reintegração de posse de áreas indígenas até o final da pandemia da covid-19 ou até o julgamento do mérito do recurso (o que ocorrer por último).

Segundo Lewandowski, não tendo sido verificado nenhum dos marcos definidos pela decisão, a determinação de suspensão dos processos deve ser observada nos exatos termos em que determinada no recurso extraordinário.

https://www.migalhas.com.br/quentes/383684/stf-suspende-reintegracao-de-posse-em-areas-reivindicadas-por-pataxos
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Barra Velha do Monte Pascoal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.