Desenvolve Dourados em Ação realizou mais de seis mil atendimentos na Reserva Indígena

Capital News - capitalnews.com.br - 12/02/2024
Diversos serviços gratuitos foram oferecidos na Escola Guateka na Aldeia Jaguapiru durantes cinco dias

O Desenvolve Dourados em Ação, edição Especial Indígena, realizou 6.057 atendimentos entre os dias 5 e 9 de fevereiro, na Escola Guateka, na Aldeia Jaguapiru. A Prefeitura de Dourados foi parceira na ação da Justiça Federal Itinerante, que efetuou um grande mutirão para atender a população das Aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho

A ação, ofereceu diversos serviços gratuitos para os moradores. Dentre os serviços mais procurados estão a emissão de documentos. Foram emitidos 623 RGs, 493 CPFs e 580 títulos de eleitor. A Secretaria de Agricultura Familiar distribuiu 500 mudas durante os cinco dias de atendimento.

"Foi uma importante parceria de organizações públicas e não governamentais. O mutirão tem como objetivo levar atendimento a locais distantes dos fóruns e de difícil acesso aos jurisdicionados, para a solução de problemas judiciais, extrajudiciais e documentais de forma fácil e rápida para os moradores", disse o Prefeito Alan Guedes.

Entre os serviços disponíveis estavam: orientação sobre benefícios previdenciários, concessão de aposentadorias, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial, pensão por morte; expedição de certidões de nascimento, casamento e óbito, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), título de eleitor e carteira de identidade; cobrança; Carreta Odontológica e Carreta do Hospital do Amor, que oferece exames gratuitos.

Na ocasião, também foram atendidas demandas relacionadas ao direito de família, como alimentos, divórcio, DNA, guarda, reconhecimento ou dissolução de união estável, conversão em casamento e reconhecimento espontâneo de paternidade. Durante a força-tarefa, mais de 200 pessoas trabalharam para atender as demandas das aldeias.

https://www.capitalnews.com.br/cotidiano/geral/desenvolve-dourados-em-acao-realizou-mais-de-seis-mil-atendimentos-na-reserva-indigena/398583
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.