A exposição 'Bancos Indígenas do Brasil - Grafismos' estreia no The Kennedy Center, em Washington

OESP - https://www.estadao.com.br/ - 20/02/2024
A exposição 'Bancos Indígenas do Brasil - Grafismos' estreia no The Kennedy Center, em Washington
A abertura da mostra será realizada nesta terça-feira e contará com a presença do artista Karaputa Mehinako

Gilberto Amendola

20/02/2024

A exposição itinerante "Bancos Indígenas do Brasil - Grafismos" chega pela primeira vez à América do Norte. A mostra faz parte da programação do festival "Reach to Forest" - e ficará em cartaz até o dia 3 de março, no The Kennedy Center, em Washington.

Com curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim (e também dos jovens curadores Mariana Brazão e Danilo Garcia), a exposição reúne 74 bancos de 41 etnias oriundas da Amazônia e do Território Indígena do Xingu.

A coleção de bancos formada por Alvim e Marisa começou no início dos anos 2000, enquanto os dois organizavam um guia de viagem sobre o Brasil.

"São peças que nos emocionam. Quem trabalhou na montagem da exposição também se sentiu surpreso e seduzido. Nossa expectativa é que o público norte-americano sinta esse mesmo encantamento", disse Marisa.

"Cada etnia tem sua própria tradição e simbologia representada nessas peças. Elas são parte de um cotidiano muito rico", completou Alvim.

Os bancos exibidos no festival Reach to Forest trazem formas geométricas ou zoomórficas que retratam a fauna brasileira e cujos grafismos enfatizam os mitos e tradições dos povos originários e os laços com suas terras.

A abertura da exposição será realizada nesta terça-feira, a partir das 18h30, e contará com a presença do artista Karaputa Mehinako. A exposição é acompanhada de um programa de arte educação.

Além disso, no próximo dia 18 de março, Marisa e Alvim lançam o documentário do Xingu à Tóquio - sobre a reação dos japoneses aos bancos indígenas.

https://www.estadao.com.br/cultura/gilberto-amendola/a-exposicao-bancos-indigenas-do-brasil-grafismos-estreia-no-the-kennedy-center-em-washington/
Produção Cultural:Exposições e Debates

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.