GOVERNO ENTREGA 22 MIL HECTARES DE TERRAS PÚBLICAS AOS POVOS INDÍGENAS

O Brasilianista - https://obrasilianista.com.br - 27/01/2024
O Incra deverá dar continuidade com a demarcação e a transferência de domínio das terras públicas
Escrito por: Carolina Militao 27 de janeiro de 2024

O presidente Lula destinou cerca de 22 mil hectares de terras públicas para usufruto de povos indígenas. Portanto, 2,47 mil hectares da Gleba São Pedro, será destinada à regularização da Terra Indígena Kanela do Araguaia. A área está localizada no município de Luciara, em Mato Grosso.

Também foi definido 19,97 mil hectares, sendo 3,57 mil hectares da Gleba Afluente, e 16,40 mil hectares da Gleba Bom Lugar, para regularização parcial da Terra Indígena Aripunã Valparaíso. As glebas estão localizadas no município de Boca do Acre, no Amazonas.

Leia mais! CONGRESSO DERRUBA VETO DO MARCO TEMPORAL DAS TERRAS INDÍGENAS

A ação faz parte da Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais que entrega as terras da União, bem como promove ações de prevenção e controle do desmatamento na região amazônica.

A medida, anuncia por Lula, nessa sexta-feira (26), define a finalidade para o uso da terra. Além disso, o Incra deverá dar continuidade com a demarcação e transferência de domínio. Durante esse processo, a Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos faz a segurança jurídica. Ou seja, ela fará a emissão de portarias de declaração de interesse do serviço público. Mas, para isso, é preciso a Funai manifestar, por meio do Sistema de Gestão Fundiária, esse interesse.

Destinação de terras públicas
A Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais é um colegiado coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Portanto, eles deliberam sobre a destinação de terras públicas. Também participam da Câmara os Ministérios do Meio Ambiente; e dos Povos Indígenas; a Secretaria de Patrimônio da União; o Incra; a Funai; o Serviço Florestal Brasileiro; bem como o ICMBio.

Leia mais! INDÍGENAS: FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES PODE SER USADO PARA PROMOVER INTERNET

O objetivo do colegiado é a regularização fundiária de terras públicas e do Incra com destinação de terras, que priorizam políticas públicas de conservação ambiental e o uso social da terra. A Constituição Federal prevê a ação.

https://obrasilianista.com.br/politica/governo-entrega-22-mil-hectares-de-terras-publicas-aos-povos-indigenas/
Índios:Terras/Demarcação

Related Protected Areas:

  • TI Aripuanã
  • TI Kanela do Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.