Grupo criminoso que extraía ouro de terra indígena com auxílio de lideranças locais é denunciado em RO

G1 Rondônia - https://g1.globo.com - 24/01/2024
Dez pessoas foram denunciadas à Justiça Federal por crimes ambientais. Grupo atuava na região de Ji-Paraná com auxílio de lideranças indígenas.
Por g1 RO

24/01/2024 20h14 Atualizado há um dia

Um grupo criminoso que atuava com a extração ilegal de ouro no território indígena Zoró, em Rondônia, foi denunciado à Justiça Federal em Ji-Paraná (RO). Dez homens são processados por crimes contra a ordem econômica, crimes ambientais e por associação criminosa.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), foi feita na primeira fase da Operação Kaapora. Segundo o órgão, em fevereiro de 2021 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram dois homens transportando em um veículo cerca de 50 gramas de ouro sem licença ou autorização para a extração.

As investigações apontaram que os homens flagrados com o ouro se associaram aos outros réus para extração ilegal de minério na terra indígena. Também foi apurado que lideranças indígenas locais atuavam em conjunto com garimpeiros, permitindo a retirada de ouro e madeira em troca de uma porcentagem dos lucros.

Os crimes aconteceram entre os anos de 2020 e 2021.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/01/24/grupo-criminoso-que-extraia-ouro-de-terra-indigena-com-auxilio-de-liderancas-locais-e-denunciado-em-ro.ghtml
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Zoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.