Candidato a deputado é preso por incitar violência em terra indígena

Metrópoles -https://www.metropoles.com - 26/01/2024
O alvo estava foragido desde a operação Contra Golpe, da PF, deflagrada em setembro de 2023
Mirelle Pinheiro Carlos Carone
26/01/2024 10:20, atualizado 26/01/2024 10:20

A Polícia Federal (PF) prendeu nessa quinta-feira (25/1) Abimael Silva Ramos, 33 anos, suspeito de ter incitado atos violentos em setembro do ano passado para impedir combate ao desmatamento na Terra Indígena Ituna-Itatá.
O alvo estava foragido desde a operação Contra Golpe, da PF, deflagrada em setembro de 2023, que visou autores e participantes dos ataques naquele mesmo mês.

Após as investigações apontarem que ele estava morando na casa da namorada, em Marabá, o Grupo de Capturas da Delegacia de Polícia Federal na cidade realizou a prisão, com base em mandado de prisão preventiva vindo da Justiça Federal da 1ª Região.
As investigações também apontaram que o suspeito usava o aplicativo WhatsApp para enviar arquivos de áudio para diversos grupos de moradores da Vila Mocotó, localizada nas imediações da TI Ituna-Itatá, e região, no qual incitou explicitamente a prática de atos de violência e ilegalidade, tais como a derrubada de pontes, depredação de bens públicos e confrontos violentos com agentes de segurança.

Natural de Altamira (PA), Abimael Silva chegou a ser candidato ao cargo de deputado estadual pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/candidato-a-deputado-e-preso-por-incitar-violencia-em-terra-indigena
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Ituna/Itatá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.