Documentário mostra trajetória de fotógrafa junto aos Yanomami em Roraima

Folha de Boa Vista - https://folhabv.com.br/noticia/VARIEDADES/Cultura/ - 23/05/2023
Documentário mostra trajetória de fotógrafa junto aos Yanomami em Roraima

Folha Web

'Gyuri' será exibido nesta quarta-feira (24), às 19h, no Cine Sesc do bairro Mecejana
A Hutukara Associação Yanomami (HAY) convida amigos e parceiros para a apresentação do documentário "Gyuri", sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar com os Yanomami. A exibição acontece nessa quarta-feira (24), às 19h, no Cine Sesc do bairro Mecejana, em Boa Vista.
Nesta semana, a Terra Indígena Yanomami completa 31 anos de homologação. A luta pela sobrevivência está presente também no longa-metragem "Gyuri", onde descreve que a fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelos Yanomami, a quem dedicou grande parte de sua vida.
O filme, exibido no 25o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, é o primeiro longa da diretora pernambucana Mariana Lacerda, e traz outros personagens históricos da luta pela conquista do maior território indígena do Brasil: o xamã e líder político do povo Yanomami, Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, missionário católico, defensor dos povos originários. No filme, Kopenawa relata a admiração que sempre nutriu pela capacidade de Claudia em compreender a alma do outro. Em contraposição, critica o governo brasileiro, que nunca se importou com os indígenas.
Além do cocumentário, que tem duração de uma hora e meia, o público vai ter a oportunidade de acompanhar um bate-papo com a diretora Mariana Lacerda, o filósofo Peter Pál Pelbart e o líder indígena Ênio Mayanawa Yanomami, diretor em saúde da Hutukara Associação Yanomami.
O filme "Gyuri" conta com apoio da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Instituto Socioambiental (ISA) e Galeria Vermelho, com recursos do Rumos Itaú Cultural, do Prodecine e do Funcultura Audiovisual. Produzido por Jaraguá Produções e Bebinho Salgado 45. A estreia nos cinemas está marcada para 7 de julho com distribuição da Descoloniza Filmes.
Sinopse:
Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami. Seu valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.
Serviço
O que? Exibição do Documentário "Gyuri".
Quando? 24 de maio (quarta-feira), com entrada livre.
Onde? Cine Sesc do bairro Mecejana, Boa Vista

https://folhabv.com.br/noticia/VARIEDADES/Cultura/Documentario-mostra-trajetoria-de-fotografa-junto-aos-Yanomami-em-Roraima/98572
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.