Indígenas criam grupo de vigilância para se proteger de garimpeiros e grileiros na Terra Wai Wai, em Roraima

https://g1.globo.com/ - 19/05/2023
https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/05/19/indigenas-criam-grupo-de-vigilancia-para-se-proteger-de-garimpeiros-e-grileiros-na-terra-wai-wai-em-roraima.ghtml
Expulsos da Terra Indígena Yanomami, garimpeiros agora tentam invadir outros locais, como o território do povo Wai Wai, localizado a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista. O território foi delimitado em 2002 e homologada em 2003.

Expulsos da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, garimpeiros agora tentam invadir outros locais, como o território do povo Wai Wai. Para se proteger, os próprios indígenas criaram um grupo de vigilância.

A Terra Indígena Wai Wai está localizada a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista. Foi delimitada em 2002 e homologada em 2003. Uma área de pouco mais de 400 mil hectares, terreno fértil para a produção de castanha - a principal renda das comunidades.

O garimpo já havia sido um problema para o povo indígena Wai Wai. Em 2012, a Polícia Federal tirou muitos invasores das terras indígenas. Agora, com a pressão sob os garimpos ilegais da terra Yanomami, a suspeita das lideranças Wai Wai é de que os invasores estejam retornando.

Além dos garimpeiros, os indígenas também sofrem com grileiros, que tentam se apossar da terra. O grupo de vigilância fotografou várias placas com nomes identificando lotes no território.

PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI WaiWái
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.