Garimpo ilegal desmata 1,5 milhão de árvores na Terra Indígena Munduruku, no PA

G1 - https://g1.globo.com/ - 02/12/2022
Garimpo ilegal desmata 1,5 milhão de árvores na Terra Indígena Munduruku, no PA
De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), TI Munduruku perdeu 1,5 milhão de árvores desde 2020. Desmatamento em terras com presença de povos isolados bateu recorde no Brasil nos últimos meses.

02/12/2022

O avanço do garimpo em áreas protegidas avança no Pará e bateu recorde nos últimos meses. De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), a Terra Indígena (TI) Munduruku, no alto Tapajós, está entre as mais desmatadas do Brasil. O estudo, divulgado nesta sexta-feira (2), analisa o desmatamento em TIs com a presença de povos isolados. Segundo o levantamento, a degradação mais que dobrou nos meses de setembro e outubro em comparação com o bimestre anterior.

A Terra Indígena Munduruku está entre as mais ameaçadas pelo garimpo ilegal na Amazônia, e registrou, em outubro, a maior alta até então de área desmatada em função do garimpo ilegal. O monitoramento Sirad-I identificou 440 hectares de floresta desmatada no interior do território desde o início do ano - 136 hectares só no mês de outubro. Desde 2020, quando a TI começou a ser monitorada, 1,5 milhão de árvores foram derrubadas.

Além da TI Munduruku (PA), a análise alerta para a degradação da TI Araribóia (MA), Arara do Rio Branco (AC), Jacareúba/Katawixi (AM) e Uru-Eu-Wau-Wau (RO). Foram cerca de 460 hectares desmatados em 20 territórios, segundo o ISA.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/12/02/garimpo-ilegal-desmata-15-milhao-de-arvores-na-terra-indigena-munduruku-no-pa.ghtml
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Arara do Rio Branco
  • TI Araribóia
  • TI Mundurucu
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  • TI Jacareúba/Katawixi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.