Iniciativa social leva água tratada a 5 mil indígenas

Cause - https://www.cause.net.br/ - 27/06/2022
Iniciativa social leva água tratada a 5 mil indígenas

Parceria entre Sanofi, CAUSE, Instituto Socioambiental (ISA), Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e Projeto Água Segura.
Em sua primeira fase concluída no início de 2022, a empreitada atuou para instalar filtros de alta capacidade no município do Brasil que mais sofre com a mortalidade infantil por diarreia aguda e falta de acesso à água tratada. O projeto agora segue para sua segunda fase, Itaituba (PA), conhecida como a capital do garimpo no Brasil (atividade de alto risco para os povos originários).
A ação será viabilizada através da campanha "Você Compra & Enterogermina Doa" da Sanofi e conta com a participação dos consumidores do suplemento alimentar. Enterogermina, que doam diretamente para a causa até o dia 31 de julho. A cada caixa de um dos produtos adquiridos, parte do valor é utilizado para fazer a compra dos filtros pelo Proyecto Água Segura, facilitador da ação.
Sabemos que as demandas indígenas são inúmeras e não se encerram na escassez de água tratada, mas, sobretudo diante dos constantes ataques aos direitos dessas populações, chamamos atenção para a importância de projetos como esse, que mobilizem múltiplos setores da sociedade em prol de uma causa fundamental.

CONTEXTO
Com uma população 90% indígena, São Gabriel da Cachoeira sofre com um grave problema de ausência de saneamento básico, especialmente abastecimento de água potável, tendo os maiores índices de mortalidade infantil por diarreia no país.

DESDOBRAMENTOS PRÁTICOS
Parceria entre Sanofi, Instituto Socioambiental (ISA), Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e Projeto Água Segura para desenvolvimento de soluções em abastecimento de água.

Campanha de Enterogermina para arrecadação de verba para instalação dos filtros e educação em saúde comunitária.
IMPACTO SOCIAL
4.911 Pessoas
872 Famílias
840 crianças de até 5 anos
18 comunidades indígenas


https://www.cause.net.br/iniciativa-social-leva-agua-tratada-a-5-mil-indigenas/
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Mundurucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.