No Central do Brasil, especialista analisa o aumento do desmatamento em territórios indígenas

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/ - 04/02/2022
No Central do Brasil, especialista analisa o aumento do desmatamento em territórios indígenas
Ane Alencar, do Ipam, acredita que o desmonte das políticas ambientais é uma das causas para o avanço do desmatamento

Redação
04 de Fevereiro de 2022 às 14:33

De acordo com o relatório do Instituto Socioambiental (ISA), os territórios de indígenas isolados tiveram 3,2 mil hectares desmatados em 2021. Entre as principais comunidades desmatadas, estão as Terras Indígenas (TI) Piripkura (MT), Uru-Eu-Wau-Wau (RO), Araribóia (MA) e Munduruku (PA). Um estudo também recente do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) concluiu que nos últimos três anos do governo de Bolsonaro (PL), a Amazônia teve um aumento de 56,6% no índice de desmatamento, uma área equivalente ao tamanho da Bélgica.

O Entrevista Central recebe Ane Alencar, diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), para falar sobre a falta de proteção a esses territórios e as consequências da devastação ambiental.

"A maior parte deste desmatamento é praticado por agentes que querem ocupar essas terras públicas. Para isso eles utilizam extração ilegal de madeira, mineração ilegal, invasão de territórios indígenas. Estes são os protagonistas do desmatamento da Amazônia atualmente", afirma.

A especialista também aponta como o desmatamento que passa por estes territórios influencia a vida dos indígenas e de toda a sociedade brasileira.

"A vida dos povos indígenas depende da saúde da floresta, dos rios e o desmatamento destrói tudo isso. Sem a floresta o modo de vida dos indígenas não existe e a nossa também não, porque eles preservam a nossa sobrevivência também".

https://www.brasildefato.com.br/2022/02/04/no-central-do-brasil-especialista-analisa-o-aumento-do-desmatamento-em-territorios-indigenas
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  • TI Mundurucu
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  • TI Piripkura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.