A luta de Elizângela da Silva para proteger os indígenas do rio Negro da Covid-19

Marie Claire - https://revistamarieclaire.globo.com/ - 17/08/2020
A luta de Elizângela da Silva para proteger os indígenas do rio Negro da Covid-19
Na pandemia, a socióloga está a frente da campanha "Rio Negro, Nós Cuidamos", que visa ajudar os povos originários durante a crise. À Marie Claire, ela contou sobre o papel das mulheres no enfrentamento da doença e das principais demandas dos Baré, população da qual faz parte, no Noroeste Amazônico

REDAÇÃO MARIE CLAIRE
17 AGO 2020 - 19H27 ATUALIZADO EM 17 AGO 2020 - 19H27

Elizângela da Silva é do povo Baré, da terra indígena de Cué-Cué Marabitanas, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), no Noroeste Amazônico, na fronteira com a Venezuela. É agricultora, artesã, socióloga e coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro da FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro). Durante a pandemia, Elizângela está coordenando a campanha "Rio Negro, Nós Cuidamos", para apoiar os povos indígenas do rio Negro no enfrentamento à Covid-19.

Nesta terça-feira (18), às 18 horas, Elizângela fará uma live com a presidente do Conselho Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, no perfil de Instagram da empresária e na conta do Instituto Socioambiental (ISA). Abaixo, a socióloga respondeu como seu povo está lidando com a crise do novo coronavírus e comentou sobre o papel das mulheres no enfrentamento da peste.

MC O povo Baré foi atingido pelo novo Coronavírus?
ES Sim, fomos muito atingidos. Nosso povo é o povo do rio, como chamamos. Não crescemos dentro da mata e sim na beira do rio Negro. Nosso território original é onde fica a cidade de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Pela nossa proximidade ao centro urbano, ficamos mais vulneráveis e em contato com muitas pessoas. Aqui em São Gabriel, que é o município mais indígena do Brasil, com cerca de 90% dos 45 mil habitantes pertencentes a uma das 23 etnias do Rio Negro, nós Baré fomos os mais afetados pela Covid-19, com muitos infectados. Só não tivemos tantas mortes porque usamos nossos remédios tradicionais e nossa medicina indígena, que nos protegeu desse vírus. E porque conseguimos apoio e parcerias que nos possibilitaram melhorar a infraestrutura de saúde nas terras indígenas e conseguir doações para podermos fazer isolamento com segurança alimentar.

MC Quais foram os impactos da Covid-19 entre os Baré?
ES Fomos infectados pela circulação aldeia-cidade, por estarmos entre os dois mundos. Nós Baré fomos afetados pela chegada dos brancos aqui. Fomos o primeiro povo a ter contato e a sermos impedidos de falar nossa própria língua. Nosso medo agora era de perdermos muito nossa população, que hoje conta com cerca de 3.900 pessoas. Passamos por muitas epidemias no passado, como sarampo e coqueluche, que foram trazidas pelos brancos. Então, no início tivemos medo, um pânico mesmo dessa pandemia, que nos lembrou das mortes do passado.

MC Que medidas tomaram para se proteger?
ES Principalmente usamos nossas plantas medicinais que tiramos da mata. Tomamos mel de abelha nativa com ferrão puro misturado com tapioca e farinha, fizemos defumação com a casa da abelha e passamos fumaça pelas nossas casas e corpos. Quando chegou essa doença braba a gente recorreu a essas coisas. Também usamos chá de carapanaúba (tronco de árvore) e infusão de cipó de saracura. Tomamos banhos de saracura. Cumprimos nosso resguardo, procurando ficar em casa e nas comunidades, evitando circular pela cidade. Os Baré da cidade também usaram chá de limão, alho, mangarataia (gengibre) e jambu. Foi muito importante para nós usar nossos conhecimentos tradicionais, principalmente, fazendo a proteção com benzimentos e fumaças nas nossas comunidades. Também nós que somos lideranças do movimento indígena nos articulamos para fazer campanha para arrecadar recursos para podermos distribuir alimentos e produtos de limpeza para as 750 comunidades da nossa região. Nós mulheres indígenas do rio Negro lançamos a campanha "Rio Negro, Nós Cuidamos", que vem sendo muito importante para nossa sobrevivência na pandemia. Sem essa mobilização não teríamos conseguido fazer nosso resguardo em segurança.

MC As aldeias estão fechadas?
ES Agora que a pandemia está menos intensa na nossa região, algumas comunidades já estão voltando a permitir a circulação. Mas, nos meses de abril, maio e junho ficamos fechados e o município de São Gabriel emitiu decreto impedindo o fluxo aldeia-cidade.

MC As mulheres têm um papel específico no combate ao novo coronavírus?
ES Nós mulheres somos responsáveis pelo cuidado da família e dos nossos filhos. Nós que preparamos os chás, os remédios e demos para nossos familiares tomarem. Nós mulheres indígenas temos esse conhecimento bem guardado e vimos nessa pandemia que nosso conhecimento foi muito útil para ajudar nossa comunidade. Nós que fizemos os banhos, as defumações, os chás e também como lideranças nos preocupamos em nos mobilizar para arrecadar alimentos para as comunidades poderem fazer resguardo e não irem para a cidade. Nossos maridos muitos eram teimosos, não queriam tomar os chás para prevenir a doença. Por isso, acabou que mais homens sofreram com essa doença do que nós mulheres Baré. Repassamos remédios caseiros, fizemos intercâmbio de plantas e as mulheres das comunidades ajudaram as mulheres Baré da cidade, que não tinham acesso aos remédios feitos nas aldeias com as plantas da floresta.

MC Quais são as principais demandas das mulheres indígenas do povo Baré?
ES Nossas principais demandas são por valorização dos nossos produtos da roça e do artesanato para nos dar autonomia financeira e mais reconhecimento pelo nosso conhecimento. Nossa sustentabilidade nos preocupa, pois temos muitas ameaças aos nossos territórios e ao nosso modo de vida. Ninguém fala muito da mulher Baré, temos muita dificuldade em estar junto dos homens atuando na linha de frente na construção das políticas públicas e nos espaços de decisão. Nunca tivemos no nosso município nem uma vereadora Baré que veio da comunidade. Então, temos essa demanda por valorização, reconhecimento e visibilidade. Eu sou socióloga e sou a primeira Baré a me graduar em Ciências Sociais. Apesar de me formar, nunca deixei de ir pra minha roça e fazer meus artesanatos. Acho que temos esse grande desafio também: mostrar que temos capacidade de conciliar nossa cultura tradicional com os estudos e a participação nos espaços de decisão. Hoje nós somos mulheres que precisam ser reconhecidas pela nossa cultura, pela nossa mitologia, pelas nossas próprias histórias e raízes.

https://revistamarieclaire.globo.com/Mulheres-do-Mundo/noticia/2020/08/luta-de-elizangela-da-silva-para-proteger-os-indigenas-do-rio-negro-da-covid-19.html
PIB:Noroeste Amazônico

Related Protected Areas:

  • TI Cué-Cué/Marabitanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.