Lideranças indígenas enviam ofício a prefeituras e avisam que vão bloquear acessos à aldeia para prevenção do coronavírus em MT

G1 - https://g1.globo.com - 23/03/2020
Só poderão entrar no local profissionais de saúde que passarem previamente por uma triagem.

Lideranças indígenas da Aldeia Piaraçu, a 42 km de São José do Xingu, enviaram ofício às prefeituras de Peixoto de Azevedo e São José do Xingu anunciando que vão fechar todos os acessos de entrada por meio da MT-322 a partir de quarta-feira (25) por causa da pandemia de coronavírus.

Eles ressaltam que ninguém deverá entrar ou sair da aldeia, com exceção dos profissionais de saúde, desde que passem por uma triagem e que informem com antecedência de pelo menos cinco dias.

A Aldeia Piaraçu faz parte do Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó, que é responsável pelas atividades de atenção básica à saúde dos povos indígenas, organizado em três Casas de Apoio à Saúde Indígena (Casai), três Polos Base, e 30 Unidades Básicas de Saúde Indígena (Ubsis), sendo referência para 12 Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI). Onze etnias distintas em oito municípios de Mato Grosso e Pará recebem assistência do Dsei/Kaiapo, atendendo um total de 4.994 indígenas em 53 aldeias.


https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/03/23/liderancas-indigenas-bloqueiam-acessos-a-aldeia-para-prevencao-do-coronavirus-em-mt.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Capoto/Jarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.