Sonia Guajajara denuncia ataque a comunidade indígena Kaiowá

Revista Fórum - https://revistaforum.com.br - 02/01/2020
O vídeo de um incêndio foi publicado em sua rede social.

Sonia Guajajara publicou hoje, em seu instagram, uma denúncia de ataques à comunidade indígena Laranjeira Nhanderu, da etnia Kaiowá, localizada no município de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul.

"Na madrugada do dia 01/01, atearam fogo na casa de reza que está sendo construída no local, na noite do mesmo dia, dois pistoleiros entraram nas casas de algumas famílias", escreveu Sonia.

Segundo relatos da comunidade, os agressores estavam armados e os indígenas temem novos ataques.

Nenhuma autoridade compareceu ao local.

Uma das promessas de campanha de Jair Bolsonaro foi que "não sobraria um centímetro de terra para quilombolas ou indígenas".

"Eu tenho falado que, no depender de mim, não tem mais demarcação de terra indígena", disse Bolsonaro no final de 2018 ao apresentador José Luiz Datena. "Afinal de contas, temos uma área mais que a região Sudeste demarcada como terra indígena. E qual a segurança para o campo? Um fazendeiro não pode acordar hoje e, de repente, tomar conhecimento, via portaria, que ele vai perder sua fazenda para uma nova terra indígena", disse.




https://revistaforum.com.br/noticias/sonia-guajajara-denuncia-ataque-a-comunidade-indigena-kaiowa/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Laranjeira Nhanderu (Brilhantepeguá)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.