Polícia desarticula esquema de extração ilegal de madeira em terra indígena

Radio EBC http://radios.ebc.com.br/ - 27/11/2018
A Polícia Federal no Pará deflagrou, nesta terça-feira, a operação Tembé II, para desarticular esquema de extração e comércio ilegal de madeira da Terra Indígena Alto do Rio Guamá, localizada no sudeste do estado.

Foram cumpridos seis dos 10 mandados de prisão preventiva, além de 11 de busca e apreensão em 8 madeireiras. Houve ainda 13 bloqueios de valores e sequestro de ativos financeiros, nos municípios de Belém, Paragominas e Nova Esperança do Piriá. Entre os presos estão um vereador e um escrivão que não tiveram os nomes divulgados.

Segundo o superintendente da PF no Pará, Ualme Fialho Machado, o trabalho é um desdobramento da operação Tembé, realizada em agosto do ano passado.

As investigações iniciaram em 2016. A Polícia Federal do Pará estima que o esquema retirava da terra indígena cerca de 6 mil metros cúbicos de madeira, por mês, que podem chegar ao valor de seis milhões de reais.

Segundo a PF, os investigados vão responder por crimes ambientais, de receptação qualificada, e de corrupção ativa e passiva, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa terça-feira,

- Operação combate facção criminosa que atuava em presídios de Roraima

- Organização Mundial de Saúde alerta para o aumento de mortes por Malária

- E em São Luís, teatro Arthur Azevedo será palco de musical sobre lembranças de infância

http://radios.ebc.com.br/reporter-amazonia/2018/11/pa-policia-desarticula-esquema-de-extracao-ilegal-de-madeira-em-terra
Florestas:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.