Aldeia do Rio Silveira, em Bertioga, ganhará novas moradias

G1 g1.globo.com - 29/03/2018
A Prefeitura de Bertioga, no litoral de São Paulo, fechou parceria com o Governo do Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai) para a construção de 30 novas moradias ao povo Guarani que ocupa a Aldeia Rio Silveira. A ordem de serviço para a construção das unidades, que ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), já foi assinada.

De acordo com a administração municipal, as obras custarão cerca de R$ 2,9 milhões, e acontecerão após a verificação da necessidade de melhorias nas moradias da aldeia. Algumas das casas já estavam em condições precárias, e diante do cenário, um projeto foi elaborado a fim de atender as requisições dos indígenas.

Todas as casas terão 58 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro com acesso externo, a pedido do povo Guarani, e fogão a lenha. De alvenaria, elas terão elementos que harmonizam com a cultura indígena, como madeira na varanda e espaço para pintura externa de temas da etnia.

Segundo a CDHU, a elaboração do projeto executivo da obra já está na fase final. Em seguida, o processo de licitação para a empresa que a executará será feito. A Funai já realizou a plotagem da área, localização por mapa das residências da aldeia, e agora a prefeitura fará um laudo do terreno das áreas definidas pelo órgão.



https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/aldeia-do-rio-silveira-em-bertioga-ganhara-novas-moradias.ghtml
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ribeirão Silveira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.