Com prazo para recorrer, indígenas tentam se manter em área alvo de reintegração de posse

Capital News capitalnes.com.br - 21/02/2018
Representantes da Comunidade Indígena Taunay-Ipegue, localizada em Aquidauana, participaram na tarde desta desta quarta-feira (21) de audiência na 4ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande. A audiência busca promover conciliação entre as lideranças indígenas e os proprietários das fazendas Água Branca e Capão das Araras. Os dois processos de reintegração de posse, movidos pelos fazendeiros, correm na Justiça Federal desde 2016.

De acordo com as informações apuradas pelo Capital News, a audiência, embora seja do mesmo processo de reintegração de posse, não tem nada a ver com a decisão. Já estava marcada desde o ano passado. Durante a audiência ficou acordado que os indígenas terão 15 dias para apresentar recurso para decisão de reintegração de posse. O prazo começou a contar partir desta terça-feira (20). Em entrevista à equipe de reportagem do Capital, uma das lideranças Terena garantiu que, apesar do tempo para recorrer, as famílias não farão a desocupação.

"A decisão tem de ser cumprida, mas não vamos sair. Agora vamos preparar a comunidade porque não sabemos a hora que eles vão chegar", disse o líder Otto Taunay, líder indígena que esteve na reunião, se referindo as forças de segurança que possivelmente vão acompanhar a retirada das famílias. Há o temor de confrontos. A área tem aproximadamente 6,5 mil hectares, nos quais estão sete aldeias.

De acordo com as informações, A Funai está apenas acompanhando o caso e prestando assessoria jurídica.


http://www.capitalnews.com.br/cotidiano/com-prazo-para-recorrer-indigenas-tentam-se-manter-em-area-alvo-de-reintegracao-de-posse/314209
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Taunay/Ipegue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.