MPF/RS busca entendimento entre indígenas da Reserva de Guarita, em Palmeira das Missões

MPF mpf.mp.br - 21/11/2017
O Ministério Público Federal (MPF) em Palmeira das Missões (RS) se reuniu, na tarde desta terça-feira (21), com cerca de 60 lideranças indígenas da Reserva de Guarita que pedem a manutenção do atual cacicado mesmo após a prisão do cacique Valdonez Joaquim. Eles desejam que o vice-cacique, Marcelino Mineiro, siga na liderança da reserva.

A reunião ocorreu após um outro grupo de indígenas ter se dirigido ao MPF em Palmeira das Missões nessa segunda-feira (20), justamente para questionar a permanência de Marcelino no cacicado - este outro grupo entende que Marcelino esteve junto ao ex-cacique Valdonez na prática dos crimes que levaram o último à prisão.

Por sugestão de um professor da reserva, foi agendado um encontro entre lideranças dos dois grupos opositores no dia 5 de dezembro, no MPF em Palmeira das Missões.

Para mais detalhes sobre o caso, leia a nota assinada pelo procurador da República em Palmeira das Missões Guilherme Augusto Velmovitsky van Hombeeck:

"A Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões vem informar que são mentiras as notícias veiculadas nos últimos dias de que o Procurador da República Guilherme Augusto Velmovitsky van Hombeeck teria 'empossado' Marcelino Mineiro como chefe da Terra Indígena do Guarita em reunião realizada dia 9 de novembro de 2017.

A Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões informa que o Procurador Guilherme Augusto Velmovitsky van Hombeeck nunca se encontrou com o Marcelino Mineiro, pois estava de férias entre os dias 08 e 17 de novembro.

A Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões informa que os responsáveis por difundir essas informações erradas serão identificados e responsabilizados criminalmente.

Informa que, desde a prisão de Valdonez Joaquim pelo suposto envolvimento em assaltos a agências bancárias, a Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões não reconhece nenhuma pessoa como cacique da Terra Indígena Guarita.

Por fim, informa que a Funai será contactada para realização de uma nova eleição para escolha do cacique da Terra Indígena Guarita."



http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-rs-busca-entendimento-entre-indigenas-da-reserva-de-guarita-em-palmeira-das-missoes
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.