Nova entidade representativa do Movimento Indígena Cearense é criada durante o II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará

Observatório Socioambiental - http://www.observatoriosocioambiental.org - 16/09/2017
O II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará aconteceu no período de 13 a 15 de setembro de 2017, na Aldeia Santo Antônio - Terra Indígena Pitaguary, em Maracanáu (CE), tendo como objetivo promover diálogo entre as lideranças tradicionais dos povos indígenas sobre a organização interna das comunidades e sobre a espiritualidade para o fortalecimento da luta. O encontro também representou o apoio do Movimento Indígena Cearense ao Povo Pitaguary, que tem passado por grandes dificuldades e desrespeito à vida e à dignidade de suas lideranças.

Foram realizados, nos três dias de atividades, rituais dos povos indígenas; um ato de apoio e leitura de notas em solidariedade ao Povo Pitaguary e às suas lideranças tradicionais; trabalhos de grupos; eleição para o Conselho Distrital de Saúde Indígena - CONDISI - e a criação da nova entidade estadual dos povos indígenas do Ceará. Na noite de quinta-feira (14) foi exibido o documentário Tekoha - som da terra, de Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron.

Na manhã de sexta-feira (15) ocorreu a leitura do estatuto para a criação da nova entidade estadual, a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, que representará o Movimento Indígena a nível estadual, e a eleição da diretoria e do conselho fiscal para a gestão de dois anos.

O vereador e advogado Weibe Tapeba destacou a importância do evento, em sua página pessoal no Facebook, afirmando que "hoje o Movimento Indígena do Ceará criou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, importante momento para o movimento do estado", ele enviou congratulações à diretoria eleita. Weibe reiterou, ainda, o "total e irrestrito apoio do Movimento Indígena às lideranças tradicionais do povo Pitaguary, em especial, aos quatro caciques deste povo, Madalena, Kauã, Cláudia e Maurício", afirmou.

A liderança Ceiça Pitaguary, eleita coordenadora geral da nova entidade, agradeceu aos pajés, caciques e lideranças pela votação que a elegeu e "pelos dois dias intensos de aprendizagem e troca de experiências", afirmou. A nova entidade contará com representantes de vários povos na diretoria e conselho fiscal, tendo sido eleitos Rosinha Potyguara, Kílvia Tapeba, Eliane Tabajara, Cleidiane Tremembé, Letícia Tapuya-Kariri, Neto Pitaguary, Fernando Tremembé, Chico Canuto Tabajara e Cacique Sotero Kanindé.

O encontro foi encerrado com a leitura e entrega da Nota das organizações indígenas e ambientalistas, defensores dos direitos humanos e indigenistas do Brasil em solidariedade ao indígena Maurício Alves Feitosa, ao Povo Pitaguary e às suas Lideranças Tradicionais.



http://www.observatoriosocioambiental.org/2017/09/nova-entidade-representativa-do.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Pitaguary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.