2.ª edição dos Jogos Indígenas terá até concurso de Miss

JCNET jcnet.com.br - 13/09/2017
A Aldeia Ekeruá, localizada na terra indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), irá receber entre os dias 21 e 24 de setembro delegações de sete aldeias, no total de 315 pessoas, para a segunda edição dos Jogos Indígenas. Além das competições, serão realizadas apresentações culturais e até concurso para escolha da Miss Indígena. Durante os quatro dias de evento, são esperadas cerca de cinco mil pessoas.

Assim como na edição anterior, segundo o gestor cultural da associação da Aldeia Ekeruá, Davi Henrique da Silva Pereira, serão disputadas provas em cinco modalidades tradicionais da cultura indígena: arco e flecha, zarabatana, cabo de força, arremesso de lança e futebol. "Podem participar homens e mulheres com mais de 13 anos", explica.

Além de integrantes das quatro aldeias de Araribá (Ekeruá, Kopenoti, Nimuendaju e Tereguá), ele revela que foram convidados para disputar as "Olimpíadas Indígenas" membros das aldeias Vanuire, de Arco Íris, e Icatu, de Braúna, ambas de São Paulo, e Queimada, de Curitiba, no Paraná. "Os jogos buscam celebrar a união entre os povos", ressalta.

A abertura da competição será na quinta-feira (21), às 17h. "Nesse dia, vai ter a entrada das aldeias, com as delegações representando seus povos, queima de fogos e fala dos caciques presentes no local", conta o gestor cultural. Na sequência, uma banca de jurados irá escolher a Miss Indígena entre as representantes indicadas pelas sete aldeias.

A festa inaugural dos Jogos Indígenas também contará com apresentações culturais e musicais, praça de alimentação e exposição e venda de artesanato indígena. Já as provas terão início na sexta-feira (22), às 8h, e prosseguem até o domingo (24), quando os melhores classificados em cada uma das modalidades receberão as premiações. O evento é aberto a toda a comunidade.

SERVIÇO

2.ª edição dos Jogos Indígenas

Data: 21 a 24 de setembro (no dia 21, a partir das 17h, e nos demais dias, a partir das 8h)

Local: Aldeia Ekeruá, na terra indígena de Araribá, em Avaí

Realização: Centro de Cultura Terena Kipâe e Comissão de Eventos Vukapanavó

Apoio: Prefeitura de Avaí, USC, Funai, Sesai, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE). Entrada gratuita.




https://www.jcnet.com.br/Regional/2017/09/2a-edicao-dos-jogos-indigenas-tera-ate-concurso-de-miss.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.